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Publicado em: 9 de junho de 2020

Foto O que é Podcast e como sua marca pode usar este formato de conteúdo em áudio?

O que é Podcast e como sua marca pode usar este formato de conteúdo em áudio?

Além dos recursos tradicionais do marketing digital, como as redes sociais, e-books, blogs, vídeos e newsletter, um outro produto pode revolucionar a maneira como sua marca se comunica com seus clientes: o podcast. 

E pode até parecer novidade, mas não é. Ele inclusive já ganhou um dia em sua homenagem: 21 de outubro, dia do podcast no Brasil. Mas você sabe como sua marca pode usar este formato de conteúdo? E por que de um tempo para cá ele se popularizou? 

O que é um podcast?

Basicamente, o podcast é um conteúdo gravado e editado que pode ser ouvido em plataformas de streaming, como Deezer, Google Music, Rdio, Napster, Spotify, por exemplo. Com duração variável, os programas costumam ter uma pauta específica para cada episódio, na forma de debate ou entrevista. Mas a liberdade do podcast pode acompanhar sua criatividade, e essa é a melhor parte!

No Brasil, o consumo de podcast vem aumentando nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que, em 2019, 40% dos brasileiros das classes A, B e C já tinham ouvido um podcast. A Deezer aponta que 25% dos usuários brasileiros da plataforma consomem, em média, uma hora de conteúdo em formato de podcast por dia. Desses ouvintes, 47% têm entre 24 e 35 anos de idade,  25% estavam entre 35 e 45 anos, 17% possuíam mais de 45 anos e 11% eram jovens entre 16 e 24 anos. Ou seja, o podcast atinge as mais diversas idades e interesses.

A pesquisa do Ibope ainda mostra que os ouvintes enxergam os podcasts como uma maneira de “passar o tempo” durante a realização de atividades corriqueiras e nem sempre tão prazerosas, como em trajetos no trânsito, por exemplo. A maioria dos entrevistados, 75%, usa o celular como a principal maneira de ouvir podcasts.

Como sua marca pode usar os podcasts?

Os assuntos abordados no podcast podem ser os mais variados e, por isso, podem ser facilmente encaixados com a sua marca, serviço ou produto. O mais importante na hora de produzir um podcast é criar um storytelling que envolva o ouvinte, trazendo informações interessantes sobre o assunto proposto.

Apesar de abrangente em questão de alcance, o podcast tende a ser nichado, isto é, ele atrai consumidores que estão em busca exatamente do que a sua empresa oferece – e de acordo com o assunto abordado. Além disso, os podcasts apresentam baixo custo de produção e grande alcance quando hospedados em grandes plataformas.

A dica é não focar na sua empresa e nos seus serviços, mas sim, nos benefícios que estão intrínsecos. Uma loja de maquiagem, por exemplo, pode fazer podcasts falando sobre padrões de beleza e bem-estar feminino, enquanto uma agência de RH pode focar em desenvolvimento pessoal e liderança.

Siga o exemplo!

Grandes marcas já adotaram o podcast. Confira e inspire-se:

 

Bradesco Insights

O banco Bradesco já aderiu aos podcasts. Os episódios curtos, de em média 30 minutos, publicados semanalmente, trazem debates e inspirações sobre o mundo dos investimentos.

 

Itaú Asset Management

Assim como o Bradesco, o banco Itaú também publica episódios semanais sobre o cenário econômico no Brasil e no mundo. Além desse, o Itaú ainda tem outros dois podcasts: Itaú Views, com foco em política econômica e o Itaú Morning Call, que traz atualizações diárias sobre o cenário econômico na voz de especialistas. 

 

Cabeça de Lab – Magalu

O laboratório de inovação da Magalu, o Luizalabs, também tem o próprio podcasts. Os episódios tratam dos mais diversos assuntos, desde a tendência do home office causada pela pandemia do coronavírus, histórias de mulheres na tecnologia e oportunidades de estágio na Magalu. 

 

Despertar Zen – Monja Coen

Os podcasts da Monja Coen trazem na íntegra as palestras sobre espiritualidade e assuntos relacionados. Assim, os ouvintes podem ouvir o conteúdo em qualquer lugar e quando desejarem.

 

Duolingo – French Podcasts

O aplicativo de idiomas Duolingo incluiu o podcast como mais uma maneira de aprendizado, nesse caso, do francês. Os episódios, com diversas durações, trazem curiosidades sobre a cultura e língua francesa, bem como atualidades e dicas de vocabulário e expressões idiomáticas.

 

Rádio Companhia – Grupo Companhia das Letras

O grupo editorial Companhia das Letras traz episódios com diversas temáticas relacionadas ao mundo da literatura e entrevista com autores renomados. 

 

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