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Publicado em: 9 de abril de 2020

Foto Comunicação Profissional para Lideranças: a maior aliada durante a crise da Covid-19

Comunicação Profissional para Lideranças: a maior aliada durante a crise da Covid-19

A pergunta que talvez mais pese sobre todo mundo hoje é: quando essa crise vai passar? Impossível ser mensurado. As empresas estão aprendendo a cada dia como conter um cenário de crise jamais vivido. À frente desses negócios, a liderança nunca precisou tanto de uma comunicação ativa. A Priory Comunicação traz aqui um guia para que a Comunicação Profissional para Lideranças seja olhada com a relevância que merece.

As incertezas de quando e como sairemos da pandemia da Covid-19 não podem nos travar a nível de comunicação organizacional nem em relação ao posicionamento de marca.

Sua empresa pode não estar no ramo da saúde, cujas responsabilidades se ampliam, e nem no ramo do turismo, onde a crise tem causado fechamento de portas. Mas independente do mercado de atuação, é preciso ter uma marca presente.

Confira os conteúdos abaixo sobre temas essenciais que mostram boas práticas para marcas:

 

À frente de cada marca existe um(a) líder. E essa não é a hora de se esconder nas camadas da hierarquização.

A presença e a voz do(a) líder precisam de um tratamento completamente amplo e profissional, a fim de minimizar todo e qualquer impacto da crise da Covid-19 no clima interno da organização e, claro, na percepção da sua marca pelo mercado.

 

Liderança pelo exemplo: o que entra em foco

Primeiro, vamos colocar em pauta os desafios que se colocam diante da liderança a nível de comunicação para despertar o engajamento e a confiança da equipe interna:

  • Modelo Home Office e adaptabilidade: neste ponto, entram distração, angústia e incertezas. Sensações que precisam estar no radar da liderança.
  • Saúde: estamos lidando com uma crise de saúde, então saúde tem que estar em primeiro lugar.
  • Mudanças repentinas: as recomendações mudam, as medidas trabalhistas estão sendo construídas aos poucos. Tudo é incerto! Sua comunicação não precisa ser sobre incertezas.
  • Confiança e empregabilidade: líderes não podem se dar ao luxo de só criar bons canais de comunicação, precisam tocar o negócio e estudar constantemente. Seus colaboradores sabem as medidas que a administração está tomando para controlar a crise e se manter ativa no mercado?

 

Agora que apresentamos o cenário amplo das adversidades que precisam ser ultrapassadas por meio de uma comunicação inteligente e profissional, vamos dar destaque ao que pode ser usado ao seu favor:

  • Engajamento: sabe aquele parágrafo lá em cima no qual mencionamos não se esconder na hierarquização. Pessoas que transmitem comprometimento e proatividade em sempre buscar o melhor despertam engajamento. Seja o exemplo!
  • Capacidade e expertise: a hora é de colocar o seu time de comunicação em diálogo direto com a Gestão de Pessoas. Que tal mostrar à sua equipe que ela é composta pelas pessoas certas, nos lugares certos e na hora certa?
  • Identificação e propósito: diante de um cenário pessimista, ser agente de transformação para o bem vai despertar nos seus colaboradores a vontade de fazer parte de algo maior. O que sua marca pode fazer pelo todo?

 

Agindo agora: liderança que se comunica

Mas como então desenvolver engajamento, capacidade e expertise, além da identificação e do propósito? Todas essas palavras soam muito comuns aos ouvidos da liderança, mas em um processo de comunicação, o que pode ser feito para transformar esses conceitos em práticas?

Confira abaixo algumas dicas da Priory Comunicação:

  • Comunicações pessoais e frequentes: escolha um canal de comunicação frequente e pessoal. Pode ser o e-mail, mas o ideal é separar um tempo da sua semana para uma reunião online com as equipes. Esses são os momentos que você pode usar para mostrar que seu foco está na solução de problemas e não nas incertezas do momento.
  • Transparência: você sabe quais são os fluxos de informação dentro da empresa? Certifique-se de conhecê-los para garantir que todos eles estejam pautados pela transparência. Não deixe suposições no ar. Uma saída é deixar à disposição o contato de quem pode passar informações fiéis e reais. Com quem seus colaboradores podem falar diante de problemas técnicos, de internet ou software? Com quem podem tirar dúvidas sobre benefícios corporativos e banco de horas? Quem é que pode ajudá-lo a definir prioridades? Deixe isso claro e objetivo. E-mails e WhatsApp serão ferramentas úteis nessas comunicações.
  • Dê voz: a liderança precisa estar aberta a todas as angústias e inquietações que os colaboradores têm neste momento. Se você está usando algum sistema de gerenciamento de trabalho online, com certeza este espaço pode ser usado para feedbacks e perguntas. Existem também ferramentas online de feedback corporativo. É hora de mostrar que, além de profissional, sua comunicação não é unilateral.

 

Conteúdo profissional: comunicação a favor de um bom porta-voz

Para dar conta de tudo isso e ainda tomar as decisões seguras para o seu negócio é imprescindível contar com uma equipe de confiança.

Não caia no erro de achar que este é o momento de cortar gastos com comunicação. Este é o momento de redefinir estratégias. Aqui, a Priory dá dicas de como nortear os conteúdos que vão fazer a liderança se destacar:

  • Tom correto: tenha uma voz ativa e que traga certezas, caminhos e projetos.
  • Seja direto: para conseguir acertar em todas as frentes, seja conciso, direto, assertivo.
  • Seja didático: listas, vídeos curtos, infográficos, formulários interativos. As possibilidades são muitas.
  • Discurso pessoal e próximo: assim como todos, o(a) líder está aprendendo enquanto faz. Mostre uma postura humana, próxima. Fale das lições aprendidas e como elas nos melhoram para os desafios que estão por vir.

 

Ao lado de toda liderança de sucesso existe uma comunicação profissional. Quer construir um perfil de liderança forte neste momento de crise? Fale agora mesmo com a Priory Comunicação: WhatsApp | [email protected].

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