#PRIORYCOMUNICAÇÃO

blog

Publicado em: 23 de março de 2020

Foto Comunicação de marca em tempos de Coronavírus

Comunicação de marca em tempos de Coronavírus

Independente do tamanho e do ramo de atuação, é muito provável que todos os empresários e gestores, em algum momento, enfrentem um período de crise empresarial. Essa crise pode ser causada por fatores internos ou externos, como a pandemia global do novo Coronavírus, COVID-19.

Nesse caso, a comunicação de marca torna-se estratégia essencial para minimizar os danos e garantir a confiança do cliente.

A Priory Comunicação separou algumas dicas para sua empresa enfrentar esse momento da melhor maneira possível. Confira:

Não tente tirar vantagem do momento

Momentos de crises não são oportunidades para ganhar dinheiro em cima do consumidor. Pelo contrário: essa é a hora das marcas mostrarem solidariedade e empatia.

Em meio ao caos provocado pelo COVID-19, estão o aumento dos preços e o desabastecimento de produtos básicos, como papel higiênico e álcool em gel. Ainda pior, alguns fornecedores e lojistas estão aumentando o preço das mercadorias. 

Além de ser um comportamento ilegal, que pode render multas e apreensão do estoque, essa atitude afasta clientes antigos e novos, fazendo com que sua marca perca toda a credibilidade e confiança conquistadas ao longo do tempo.

Comunique-se de forma sincera

Esse pode não ser o melhor momento para piadinhas e ironias nas redes sociais. A pandemia de coronavírus pede que a marca adote um tom de voz sincero, compreensivo, empático e otimista. 

Isso também vale para comunicados que você possa ter que fazer para os seus clientes, como suspensão da operação ou cancelamento de algum serviço. O ideal é não esconder nada e se comunicar de maneira clara e transparente. 

Preveja mudanças no cenário financeiro

Sem dúvidas, a área de comércio será uma das mais afetadas pelas consequências da pandemia, porém, é possível minimizar a perda com planejamento estratégico.

Se a sua loja física pode oferecer serviços de delivery ou uma plataforma para compras online, é fundamental que você comunique e reforce essa possibilidade para seus clientes. Essa é a oportunidade ideal para a implementação de um CRM e disparos de e-mail marketing para seu mailing.

Postagens em redes sociais e mensagens por WhatsApp também podem ser eficientes. O importante é fazer com que os consumidores saibam o que a sua marca pode fazer por eles nesse momento tão delicado. 

Suporte ao consumidor

Junto à redução de compras, também vem a onda de reagendamentos e cancelamentos, principalmente no setor de serviços. Como já falamos no primeiro item, essa situação pede empatia por parte das empresas, por isso, é fundamental que você verifique todas as possibilidades que podem ser oferecidas ao consumidor para que ele fique satisfeito e ainda queira comprar com você depois.

Outra medida é disponibilizar e divulgar diversos canais de comunicação, como telefones, e-mails e perfis em redes sociais. Quanto mais transparente e mais acessível sua marca for nesse momento, melhor será o resultado com o cliente. 

Invista na sua comunicação

Nenhum empresário deseja ver seu negócio fechando por falta de clientes, por isso, essa é a hora perfeita para lembrá-los que você existe e está à disposição! E esse é papel da comunicação de marca.

O marketing online conta com diversas estratégias para atrair e reter clientes, e as redes sociais são ótimas opções para mostrar que você ainda está em atividade.

Bons exemplos que devem ser seguidos

Diversas instituições de ensino do país inteiro estão disponibilizando cursos online de forma gratuita para serem feitos durante essa quarentena. Entras elas estão: USP, UNESP, SENAI, SENAC, FGV entre outras.

O Mercado Livre, um dos maiores marketplaces do Brasil, resolveu mudar temporariamente sua tradicional logo com aperto de mãos, já que a prática é desencorajada para diminuir o contágio pelo novo coronavírus. No lugar, agora vemos um cumprimento de cotovelos!

Já a empresa de transporte privado 99 investiu em uma campanha apoiando o distanciamento social, mesmo que o propósito da marca seja unir pessoas de forma mais rápida e barata.

Outra grande marca a promover o distanciamento social foi a Havaianas:

No twitter, diversas marcas se uniram pela #distanciasalva. 

 

Se você ainda não está online, a Priory Comunicação pode te ajudar! Confira nossos serviços e solicite um orçamento

 

Ficou interessado e quer saber mais?
Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!

solicite um orçamento.

[contact-form-7 id="13735"]