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Publicado em: 23 de setembro de 2019

Foto E-mail marketing e o poder do contato direto para a sua marca

E-mail marketing e o poder do contato direto para a sua marca

Quando ouvimos falar em marketing digital, logo pensamos em redes sociais, anúncios e métricas. Mas e o e-mail marketing? Ainda tem relevância nas ações da sua empresa? Nesse post vamos comprovar que sim, o e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais eficazes de contato direto com o cliente, trazendo fidelização, atração e conversão.

 

Pare para pensar: quantas vezes por dia você checa o seu e-mail, seja para fins profissionais ou pessoais? Dados de 2018 da Rock Content mostram que 95,9% dos usuários de e-mail costumam acessar a caixa de entrada todos os dias, e 76,8% já realizou alguma compra a partir de um e-mail com ofertas ou promoções. 

 

Por que o e-mail marketing ainda funciona?

 

Mesmo com tantos outros canais de comunicação considerados mais modernos, por que o e-mail marketing ainda se mostra tão eficiente? Confira os 5 principais motivos:

 

Possibilidade de personalização

 

Muito provavelmente você já recebeu algum e-mail marketing de feliz aniversário com o seu nome escrito, certo? Isso se chama personalização. No e-mail marketing, ela é totalmente possível e – ainda – automatizada.

 

A personalização faz toda a diferença no relacionamento com o cliente, pois aproxima a marca do consumidor de um jeito mais humanizado, criando uma relação quase de amizade, e não apenas de consumo.

 

Leads qualificados

 

A construção de uma lista de leads qualificados é essencial para a eficiência do e-mail marketing, por isso, evite adquirir listas de contatos prontas. Ao realizar um cadastro de pessoas realmente interessadas em receber conteúdos da sua marca, você aumenta significativamente a taxa de abertura de seus e-mails e de conversão, pois esses consumidores já se mostraram interessados em seus produtos ou serviços. 

 

Segmentação eficiente

 

Com uma lista de contatos qualificada, é possível realizar diversas segmentações, definindo estratégias para impactar um público específico. Essa segmentação tem origem nas perguntas ou dados que o consumidor fornece à empresa na hora de conceder seu e-mail a uma marca. 

 

Por exemplo, se na hora do cadastro o seu cliente fornece a cidade onde mora, é possível disparar uma campanha específica para aquela localidade. O mesmo acontece com datas de aniversários, gênero, idade, produtos de interesse etc. A segmentação é importante para impedir que seus clientes recebam conteúdos que não são de interesse deles, evitando que seus disparos acabem indo direto para a lixeira.

 

Relacionamento com o cliente 

 

O e-mail marketing é uma ferramenta extremamente eficaz no contato direto com o cliente, já que é um canal de comunicação pessoal, ao contrário das redes sociais. Quando a marca se torna presente no dia a dia de um consumidor, ela aumenta sua presença na mente dele, trabalhando a fidelização e retenção. Afinal, sempre preferimos fazer negócio com quem já conhecemos.

 

Vamos imaginar a seguinte situação: você se cadastrou para receber e-mails de uma escola de dança e, toda semana, recebe conteúdos sobre novas aulas e modalidades disponíveis. Pode ser que você não esteja interessado agora, mas se um dia quiser se inscrever em uma aula de tango, muito provavelmente vai lembrar dos e-mails da escola.

 

Baixo custo e automatização 

 

O disparo de e-mails marketing em grande escala depende de ferramentas de automatização e, como existem várias disponíveis no mercado, já é possível encontrar algumas com mensalidades bem acessíveis. Uma das plataformas mais conhecidas é a MailChimp, com planos a partir de 9 dólares por mês.

 

Nessas ferramentas, é possível automatizar grande parte do processo, como disparo, respostas automáticas e preenchimento de dados variáveis, além dos relatórios de resultados, como a taxa de abertura.

 

Na Priory

O e-mail marketing é uma parte da estratégia de marketing digital e, para ser eficiente, precisa estar conectado a outras, por exemplo redes sociais, marketing de conteúdo, ads e SEO.

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