#PRIORYCOMUNICAÇÃO

blog

Publicado em: 6 de agosto de 2019

Foto Anúncios Google Ads: 9 erros que atrapalham suas campanhas

Anúncios Google Ads: 9 erros que atrapalham suas campanhas

Equipes de marketing precisam transformar ações em resultados visíveis. Nesses esforços, os anúncios pagos se tornam ponto de atenção máxima. Afinal, investir dinheiro em anúncios pouco eficientes é autossabotagem para sua marca. Para evitar equívocos que te fazem perder performance em anúncios PPC (pague por clique) do Google Ads, a Priory Comunicação aponta os 9 erros mais comuns que repelem cliques e leads para o seu negócio.

Este artigo é ideal para quem quer entender melhor como extrair resultados mais completos da estratégia de Google Ads. Vamos explorar pontos que vão do básico ao avançado.

Contorne todos esses erros e aprimore a qualidade dos seus anúncios. Boa leitura!

Erro n° 1: usar palavras-chave genéricas no Google Ads

Todo profissional de marketing que cria e faz a gestão de anúncios de Google Ads precisa se familiarizar com o termo cauda longa. A expressão foi cunhada pelo físico Chris Anderson e teve impacto em várias áreas do conhecimento. No marketing, a cauda longa é sua grande aliada.

A lógica para usá-la é bem simples: quanto maior a palavra-chave, mais específico seu anúncio se torna. Assim, fica mais fácil alcançar uma boa classificação para aquela palavra.

Palavras-chave genéricas como “vinho” ou “curso de gastronomia”, por exemplo, são altamente concorridas. Todas as marcas que trabalham em qualquer um desses nichos são seus concorrentes.

Portanto, pense no seu anúncio como uma estratégia de mercado: quando sua oferta se torna mais específica, menos concorrentes você terá. Consequentemente, o seu investimento fica mais barato.

Para entender melhor como funcionam as palavras-chave de cauda longa, confira o gráfico abaixo:

Google Ads Erros

Na prática, a cauda longa te ajuda a segmentar sua palavra-chave de tal forma que o seu anúncio vai ser, exatamente, o que aquele cliente em potencial está procurando. Portanto, pense em algo como: “vinho argentino frete grátis” e “melhor curso de gastronomia de Curitiba”.

Erro n° 2: não criar Grupos de Anúncios no Google Ads

Organização e sistematização é um dos pilares iniciais de uma estratégia de performance. E este ponto tem tudo a ver com o Google Ads.

Um grupo de anúncios reúne as promoções com segmentações semelhantes. Assim, você define um lance ou um preço que será aplicado quando as palavras-chave de um grupo acionarem a exibição de um anúncio. Isso é chamado de lance de custo por clique (CPC).

Também é possível definir preços para cada palavra-chave do grupo. Use a estratégia que achar mais segura para o seu negócio, mas lembre-se dos grupos de anúncios para organizar suas campanhas por temas comuns, como os tipos de produtos ou serviços.

Na imagem abaixo, você consegue visualizar a hierarquia dos grupos de anúncios, contendo a lista de palavras-chave para cada produto que você vende.

Google Ads Erros

Erro n° 3: esquecer de adequar a palavra-chave selecionada no texto do anúncio

Essa parece uma dica bem iniciante, mas acredite: esse erro é mais comum do que você imagina.

As técnicas de copywriting precisam ser bem aplicadas para anúncios assertivos, com um texto direto, persuasivo e que dialogue, diretamente, com a sua persona.

Lembre-se, sempre, de usar a exata palavra-chave investida para acionar o seu anúncio no texto da campanha. Se o seu investimento está acionando a palavra-chave “móveis planejados em Curitiba”, use um texto de anúncio que traga exatamente essa combinação de palavras na frase.

Erro n° 4: esquecer das palavras-chave negativas

Tão importante quanto definir as palavras-chave que vão acionar o seu anúncio é configurar as palavras-chave conhecidas pela estratégia de correspondência negativa.

A palavra-chave negativa impede que seu anúncio seja acionado por uma determinada palavra ou frase. Seus anúncios não serão exibidos para as pessoas que pesquisarem por este termo, impedindo que você invista em buscas que não vão te trazer resultado.

Um exemplo comum é a palavra “gratuito”. Adicionando-a à sua campanha ou ao seu grupo de anúncios, você informa o Google Ads que a oferta não deve ser exibida para pesquisas que contenham o termo “gratuito”. Se você vende cursos de alto valor agregado, por exemplo, usuários que pesquisam por cursos gratuitos tenderão a rejeitar o seu anúncio.

Assim, você deixa o seu anúncio ainda mais atraente para a persona do seu negócio.

Erro n° 5: deixar de refinar sua segmentação por local

Imagine que você tem um restaurante que serve somente almoço e vai usar o Google Ads para atrair mais clientes.

Com a segmentação por local, você escolhe áreas geográficas para exibir seus anúncios.

Voltando ao exemplo do restaurante, o recomendado é atribuir uma porção maior do seu orçamento em um raio de 3km do estabelecimento, por exemplo. Considerando que há grandes chances de que a sua persona esteja interessada em almoçar com o menor deslocamento possível.

“Convém, sempre, criar campanhas diferentes segmentadas apenas para essas áreas com melhor desempenho. Dependendo do nicho de atuação, essa segmentação vai ser o ponto de virada entre sucesso e fracasso no Google Ads”, explica Debora Behar, sócia-proprietária da Priory, responsável pela performance de mídia paga dos clientes da agência.

Erro n° 6: esquecer das extensões de anúncio

As extensões de anúncio fornecem informações adicionais e permitem que as pessoas realizem uma ação diretamente na página de resultados do Google.

Desde já, é preciso entender que as extensões dão mais destaque para seus anúncios. O segredo está em tornar seus anúncios mais atraentes, resultando em mais cliques e interações de valor com o usuário.

“É interessante pesquisar e ativar todas as extensões de anúncio que fazem sentido para o seu mercado de atuação. Elas costumam ser uma ferramenta de grande impacto para aumentar a taxa de cliques”, explica Debora Behar.

Uma extensão de anúncio eficiente agrega valor a clientes em potencial e fornece informações relevantes na tomada de decisão do usuário. Veja um exemplo de anúncio otimizado com extensões:

Google Ads Erros

 

Erro n° 7: ignorar o monitoramento de conversão

O acompanhamento de conversões é uma ferramenta do Google Ads que rastreia o comportamento do usuário depois de uma interação com seus anúncios. É possível descobrir se ele comprou o produto, se inscreveu na newsletter, ligou para a empresa ou fez um download.

Todas essas ações são reconhecidas como conversões. Conhecer a fundo o comportamento do seu cliente vai te ajudar a pensar estratégias cada vez mais eficientes.

Assim, existem 5 tipos de ações que podem ser configuradas como uma ação de conversão na sua conta do Google Ads. Você pode rastrear:

  • Ações no site: compras, inscrições e outras ações executadas no seu site.
  • Telefonemas: chamadas realizadas diretamente a partir dos seus anúncios, chamadas para um número de telefone exibido no seu site e cliques em um número de telefone a partir de dispositivos móveis.
  • Instalações de aplicativos e ações no aplicativo: instalações dos seus aplicativos para dispositivos móveis Android ou iOS, além de compras ou outras atividades nesses aplicativos.
  • Importação: atividades dos clientes que começam on-line, mas são concluídas off-line. Por exemplo, quando um cliente clica em um anúncio, envia um formulário de contato on-line e depois assina um contrato no seu escritório.
  • Ações locais: ações contabilizadas sempre que alguém interage com um anúncio específico de um local físico ou de uma loja.

Erro n° 8: esquecer de aplicar teste A/B

Pensar a experiência do usuário tem tudo a ver com o sucesso dos seus anúncios. Por isso, quanto mais dados você tiver sobre o comportamento do seu cliente, melhor ajustada à sua persona sua estratégia se torna.

Portanto, use os testes A/B para comparar desempenhos e investir tempo e dinheiro no perfil de anúncio que mais traz retorno. A ideia é criar anúncios iguais, com uma única variável diferente.

Seja uma extensão, seja um Call-to-action (CTA) diferentes. Teste variáveis e confira como o seu público se comporta. O objetivo é colocar dois anúncios para correr ao mesmo tempo, com o mesmo investimento. Um pequeno detalhe pode significar muito mais conversões. Explore as possibilidades e teste como o seu anúncio fica mais eficiente!

Erro n° 9: não acompanhar de perto o ROI no Google Ads

ROI é o retorno de investimento. É a relação entre o lucro da sua campanha e o custo. Essa é a métrica mais importante de ser avaliada, pois se baseia nas suas metas e no seu desempenho.

Na prática, calcular o ROI é descobrir quanto dinheiro você ganhou com a publicidade no Google Ads.

Uma maneira de definir o ROI é a seguinte:

Google Ads

Vamos a um exemplo! Imagine que o custo de produção de um dos seus produtos é R$ 10,00 e valor de venda de R$ 20,00. Você vende seis desses produtos a partir de um anúncio Google Ads.

Nesse caso, o custo total de produção dos produtos é de R$ 60,00 e o total das vendas é de R$ 120,00. Imagine que seu investimento do Google Ads seja de R$ 20,00.

Portanto, seu ROI é:

R$ 20 X 6 – (R$ 60,00 + R$ 20,00) / R$ 60,00

= R$ 120 – R$ 80 / R$ 60,00

= 0,6 = 60%

Neste exemplo, você tem um retorno do investimento de 60%.

Então, calcule diferentes ROIs para diferentes anúncios, metas e campanhas. Anunciar com responsabilidade é estar sempre de olho no ROI.

Na Priory

Na Priory, temos especialistas em ferramentas Google capazes de conduzir investimento em resultado.

Se você quer usar o Google Ads para aumentar as vendas, gerar leads ou impulsionar outras atividades valiosas dos clientes, a Priory é capaz de te entregar o melhor retorno de investimento. Entre em contato e faça um orçamento.

Ainda está consolidando informações básicas sobre marketing? A Priory Comunicação tem um guia para você. Download gratuito abaixo!

Banner_CTA_600x300px_passo_a_passo

Ficou interessado e quer saber mais?
Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!

solicite um orçamento.

[contact-form-7 id="13735"]