#PRIORYCOMUNICAÇÃO

blog

Publicado em: 11 de maio de 2023

Foto Atendimento personalizado é bom e todo mundo gosta

Atendimento personalizado: é bom e todo mundo gosta!

Cada vez mais exigentes, os consumidores prezam por um atendimento personalizado, capaz de satisfazê-los plenamente

Você já ouviu falar em atendimento personalizado? Trata-se de uma abordagem que se concentra em entender e atender às necessidades específicas de cada cliente, criando uma experiência única e satisfatória para eles.

Em um mundo em que os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam um atendimento de excelência, o atendimento personalizado se apresenta, dessa forma, como uma estratégia cada vez mais importante.

Só para que você tenha ideia, um estudo realizado pela Accenture Strategy (2021) revelou que 83% dos clientes estão dispostos a compartilhar seus dados pessoais para obter um atendimento personalizado.

Leia também: Muito mais que um GPS: entenda a importância do Waze para os anunciantes

 

Tão importante quanto o preço

Outra pesquisa, realizada pela Salesforce (2020), apontou que 80% dos clientes afirmaram que a experiência de atendimento é tão importante quanto o preço do serviço/produto, o que reforça a importância da personalização.

Já sob a ótica das empresas, um levantamento feito pela Deloitte (2019) descobriu que empresas que se concentram em oferecer uma experiência de atendimento personalizado podem ter um aumento de receita de até 15%.

 

Principais vantagens do atendimento personalizado

Entre as principais vantagens do atendimento personalizado, destacamos:

  1. Melhora da experiência do cliente;
  2. Aumento da satisfação dos consumidores;
  3. Redução de custos;
  4. Crescimento da receita;
  5. Relação humanizada entre empresa e público;
  6. Destaque entre a concorrência;
  7. Mais credibilidade e autoridade no mercado.

 

O que fazer para implementar o atendimento personalizado?

Ao ter lido este artigo até aqui, você já deve estar se perguntando como fazer para implementar o atendimento personalizado na sua empresa, não é mesmo? O primeiro passo, sem dúvida, é entender profundamente as necessidades e preferências dos seus clientes.

Para isso, é importante realizar pesquisas de mercado, dados de vendas e análises de comportamento – ferramentas capazes de ajudar a obter informações valiosas sobre as pessoas que consomem seus serviços/produtos.

 

Personalizar a experiência é fundamental 

Em seguida, utilizar as informações que você coletou sobre seus clientes para personalizar a experiência deles também é essencial. Isso pode incluir recomendações de produtos personalizados ou ofertas exclusivas, por exemplo.

O uso de tecnologias, quando bem empregado, pode ser relevante. Assistentes virtuais e chatbots ajudam a oferecer respostas rápidas e personalizadas aos clientes. Já os softwares e sistemas de gestão auxiliam no armazenamento e gerenciamento dos dados.

Leia também: 5 tendências das redes sociais em 2023

 

Capacite bem suas equipes

Capacitar devidamente suas equipes é outro fator imprescindível. Isso porque o atendimento personalizado requer que seus times tenham habilidades interpessoais fortes e sejam capazes de se adaptar às necessidades individuais dos clientes. Que tal oferecer treinamentos em habilidades de comunicação e empatia, para que seus colaboradores possam fornecer um atendimento personalizado?

Seguidas estas sugestões acima, também recomendamos que a sua marca esteja disponível em diversos canais de comunicação (telefone, e-mail, chat e redes sociais), a fim de atender melhor às necessidades de variados perfis de clientes, e que você utilize métricas para mensurar os resultados obtidos em suas estratégias e ações.

Em resumo, o atendimento personalizado pode trazer muitas vantagens para as empresas, incluindo aumento da fidelidade do cliente, melhora da experiência, maior satisfação, redução de custos e aumento da receita. Você já implementou essa metodologia no seu negócio?

Ficou interessado e quer saber mais?
Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!

solicite um orçamento.

[contact-form-7 id="13735"]