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Publicado em: 11 de dezembro de 2019

Foto Cor do ano, Pantone: Classic Blue e os caminhos da comunicação para 2020

Cor do ano, Pantone: Classic Blue e os caminhos da comunicação para 2020

A Pantone é uma autoridade em cores, mundialmente conhecida pelos seus sistemas e tecnologias criadas para os processos que envolvem a reprodução precisa de cores impressas e digitais. A cada ano, a empresa elege uma cor, a cor do ano, que vai ser tendência na moda, cultura, decoração e, consequentemente, na comunicação. Para 2020, a cor escolhida é a Classic Blue.

A escolha nunca é aleatória. A cor do ano sempre traduz aspirações de caminhos para a nossa relação com o tempo em que vivemos. Por isso, ao analisarmos o que a Pantone quis propor para 2020, também vale explorar uma reflexão sobre como as tendências de comunicação têm seguido o caminho “Classic Blue”.

2020 de confiança e bases sólidas

A Classic Blue é um tom de azul atemporal e elegante em sua simplicidade. A cor do ano remete ao céu noturno ao entardecer, o que desperta a nossa aspiração por uma base sólida e estável, segundo a Pantone.

A Classic Blue inspira confiança e estabilidade, uma cor que já é amplamente utilizada na comunicação, principalmente no mercado B2B. Mas, afinal, o que a Classic Blue representa?

 

Psicologia das Cores

O azul é amplamente utilizado na comunicação empresarial, pois é uma cor que desperta seriedade e confiança. Isso porque o azul é processado pela nossa psique como uma cor de harmonia, equilíbrio, paz e serenidade.

De acordo com a autora alemã Eva Heller, do livro A Psicologia das Cores, o azul nos desperta tais sensações pois está distante do espectro vermelho, que representa sentimentos passionais e radicais.

No mundo empresarial, as qualidades do Classic Blue refletem diretamente na possibilidade de despertar parcerias duradouras e seguras, mas também “nos inspira a experimentar o olhar além do óbvio, nos encorajando a expandir nosso pensamento, desafiando-nos em mergulhos mais profundos, aumentando a nossa perspectiva, abrindo o canal da comunicação”, explica o texto de divulgação da cor do ano da Pantone.

 

O bem-estar

Seria o Classic Blue mais um indício de que precisamos olhar com mais cuidado para nossas ferramentas de comunicação?

A cultura do bem-estar já movimenta milhões e ganha cada vez mais adeptos no mundo do consumo. Tanto que o bem-estar tem começado a ganhar peso de moeda de troca em algumas redes sociais. Olhe o Instagram, por exemplo, e suas medidas voltadas para saúde mental e redução de excessos.

A comunicação está ganhando cada vez mais os contornos da empatia, da vontade de despertar o melhor nos outros, deixando de lado a concorrência pouco saudável e a valorização do superficial. O foco é o compartilhamento de experiências.

A Pantone, mais uma vez, deu o tom e acertou a direção pela qual devemos pensar cultura e comunicação.

 

Quer saber qual foi a cor do ano de 2019 e se ela, de fato, traduziu o ano que está acabando? Leia aqui!

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