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Publicado em: 28 de maio de 2019

Foto WhatsApp Marketing: perspectivas e oportunidades para acertar

WhatsApp Marketing: perspectivas e oportunidades para acertar

O poder do WhatsApp para os negócios cresce na mesma proporção em que os usuários vivem a experiência on-line cada vez mais próxima dos dispositivos móveis. O que conhecemos hoje como WhatsApp Marketing é um passo essencial para inserir sua estratégia no que, de fato, representa uma comunicação assertiva a partir dos diversos estudos do comportamento do usuário.

A Priory Comunicação, portanto, levanta esta provocação: sua empresa sabe como fazer do WhatsApp Marketing o diferencial que ela precisa?

Essa provocação é necessária, pois um dos grandes desafios para alinhar estratégia a resultado na comunicação é entender que cada canal merece ser tratado como único. Por um motivo simples: o comportamento do usuário em cada plataforma é diferente.

Sabe aquele post que gerou mais de 60% de conversão no Instagram? Pois é. Ele pode ser um verdadeiro fracasso de conversão quando enviado aos seus contatos de WhatsApp. Para consolidarmos esse entendimento, vamos desenhar melhor o comportamento dos usuários e como sua marca pode começar a se posicionar por meio do WhatsApp.

 

Mobile First é ser User First

O GymPass, aplicativo de assinatura de academias, fez uma pesquisa com 8.074 usuários ativos de sua base e apurou alguns dados que desvendam a trajetória crescente dos usuários mobile. Confira algumas conclusões relevantes:

  • 38% passam mais de 8 horas por dia conectados
  • 31,9% dos usuários conectam-se pelo smartphone
  • 31,2% têm o WhatsApp como principal mídia social

O conceito mobile first vem, de fato, moldando a forma de construir conteúdo para um diálogo mais efetivo entre marca e consumidor. Se é no mobile onde grande parte dos nossos clientes estão, devemos focar nossos esforços para aprimorar a experiência deles com a nossa marca, certo?

Usar o WhatsApp de forma segura, estratégica e eficiente, no entanto, ainda é um desafio. Confira algumas dicas da Priory Comunicação para aplicar sua estratégia de WhatsApp Marketing com eficiência e com retorno garantido:

 

WhatsApp Business

Vamos ao primeiro passo. Existe um aplicativo que tem a mesma interface do WhatsApp, mas é um app pensado para empresárias e empresários de pequenos negócios. Estamos falando do WhatsApp Business.

Ao contrário do Instagram, que permite você trocar a sua conta pessoal pelo perfil comercial, para usar o WhatsApp Business é preciso baixá-lo na Google Play ou na Apple Store.

As vantagens são muitas:

  • Perfil com endereço, história da empresa, e-mail e website
  • Configuração de respostas rápidas
  • Etiquetas para categorias de contatos (você é livre para criar etiquetas, como: novos clientes; novos pedidos; ou como funcionar melhor para seu negócio)
  • Mensagem de ausência para posicionar sua marca quando não puder responder seu cliente de imediato

 

 

Suporte com agilidade

Baixou o WhatsApp Business e configurou sua conta? Agora vamos nos especializar no básico. Você já deve ter se atentado, o que as marcas mais fazem é usar o WhatsApp como estratégia de suporte ao consumidor.

Um suporte bem realizado aumenta a sua retenção de clientes. Resolver problemas por meio de um suporte ágil e personalizado é uma maneira e tanto de aplicar um marketing encantador. Sim, você entendeu certo. Suporte é marketing! Investir em uma equipe especializada para isso faz toda a diferença.

E o WhatsApp pode ser incrível para essa equipe trazer bons resultados. Sua preocupação deve ser se colocar à disposição, tirar dúvidas, dar orientações, receber feedbacks.

O consumidor cria expectativas muito específicas em relação à sua marca quando vê que seu negócio realiza atendimento pelo WhatsApp. Responder de forma rápida e direta, preferencialmente de imediato, é a melhor maneira de encantá-lo.

Não consegue atendê-lo agora? Configure uma mensagem transparente, direta e bem elucidativa sobre quando ele será atendido.

 

Link direto para WhatsApp

Se a ideia principal do mobile é encurtar distâncias, você precisa facilitar a vida do seu cliente. Lembre-se de que o seu lead não precisa adicionar um número à lista de contatos no celular, para então iniciar uma conversa com a sua empresa pelo WhatsApp.

O próprio WhatsApp entendeu que esse caminho não funcionaria. Por isso, foi criado o Link direto.

Com ele, a pessoa só precisa clicar no link para ser levada para uma conversa direta no WhatsApp. Fácil e prático. O próprio WhatsApp disponibiliza uma passo a passo para criar e disparar o link em todos os seus canais. Lembre-se de divulgá-lo em suas redes sociais, site e até em QR Code para comunicação off-line. Seu público vai agradecer!

Essa possibilidade de “conversa em um clique” funciona tanto no seu aparelho móvel quanto no WhatsApp Web. Use-a sem moderação!

Além de adotar essas três dicas, é preciso estar sempre atento às novidades. Novas atualizações do WhatsApp Business já foram anunciadas e, com certeza, serão novas possibilidades de aprimorar o WhatsApp Marketing do seu negócio.

Continue acompanhando o blog da Priory e fique por dentro do que pode, de fato, impulsionar as suas rotinas de marketing no dia a dia.

Precisando profissionalizar sua comunicação? Entre em contato, nós podemos ajudar!

 

Para entender melhor como as mídias sociais podem ajudar a conquistar mais clientes, acesse nosso Ebook.

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