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Publicado em: 23 de maio de 2023

Foto Conheça os pilares do engajamento 3D para fidelizar clientes

Quer fidelizar clientes? Conheça os pilares do engajamento 3D

Muitas empresas estão em busca de melhores resultados de marketing, principalmente no que diz respeito ao engajamento com a marca.

Por engajamento, é claro que queremos dizer muito mais do que curtidas e comentários de publicações nas redes sociais.

No marketing, engajamento é um conceito mais amplo, que representa a transformação de clientes em defensores da marca e que coloca os seus produtos ou serviços sempre no topo da mente do consumidor, ao invés dos do seu concorrente.

A Priory Comunicação está sempre em busca das melhores estratégias de fortalecimento de marca para garantir resultados reais de fidelização de clientes para as marcas do nosso portfólio.

 

Hoje, trazemos para você o engajamento 3D, uma metodologia fácil de entender sobre como é possível fidelizar clientes de maneira efetiva. Quer conhecer?

 

Como fidelizar clientes na economia da atenção?

Com a consolidação da transformação digital em todos os aspectos das nossas vidas, os esforços de marketing também precisaram passar por atualizações nos últimos anos.

Hoje, as empresas vivem o desafio de engajar e fidelizar clientes em meio a uma quantidade excessiva de conteúdos e informações. Isso é o que chamamos de Economia da Atenção.

Apesar dos desafios escalarem, é a própria transformação digital que empodera marcas para conseguirem entender, por meio de dados cada vez mais ricos, as jornadas de compra e o comportamento do consumidor.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil orientar esforços de marketing que tragam resultados reais, criando uma jornada de engajamento mais satisfatória para o consumidor.

Assim, é possível conhecer as 3 dimensões da fidelização de marca: produto ou serviço, canal de venda e jornada de comunicação.

A partir dos dados dessas 3 dimensões, nasceu a metodologia do engajamento 3D, que cria um plano para aprimorar a experiência do consumidor nessas frentes.

 

Agora, entenda o que entra na estratégia em cada uma dessas dimensões:

 

Engajamento 3D e suas dimensões

 

1 – A qualidade do produto/serviço

Mesmo que seu produto ou serviço seja vivenciado de forma analógica, a digitalização de processos é capaz de criar mais agilidade e qualidade para a experiência do consumidor.

Para aumentar a percepção de qualidade com seu produto/serviço, foque nas seguintes áreas:

  • Digitalização do negócio para coletar, armazenar e estudar dados da experiência do cliente;
  • Inserir valores da marca de forma clara e objetiva no produto/serviço;
  • Máxima personalização, tratando seu cliente de forma única antes e depois da compra.

 

2 – Canal de Vendas

O consumidor da Economia da Atenção quer facilidade e simplificação.

Por isso, para criar um novo momento do engajamento com a sua marca, atualize também seus canais de venda a partir dos seguintes princípios:

  • Experiência de compra agradável e envolvente;
  • Evite problemas, ruídos ou etapas que dificultem a jornada;
  • Foque em pagamento facilitado e entrega ágil, para que o ritmo da compra seja fluido e satisfatório.

 

3 – Jornada de Comunicação

Qual é a voz que sua empresa utiliza na jornada do consumidor? E quais tons de voz de marca mais conectam com o seu cliente ideal?

Parar para analisar e estudar essas áreas vai trazer mais assertividade para sua comunicação, tornando todos os pontos de contato com o cliente um impulsionador de engajamento e fidelização.

Portanto, atente-se:

  • Seja uma marca realmente inclusiva e fale de igual para igual com todos os perfis de consumidores do seu negócio;
  • Crie pontos de contato de marca que tornam a relação mais pessoal e não só transacional;
  • Seja transparente com seus métodos, objetivos e processos para ganhar confiança e conseguir assumir erros e falhas de forma genuína.

 

Quer entender como o seu negócio pode se beneficiar dessas estratégias, fidelizando clientes de forma duradoura?

 

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