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Publicado em: 4 de novembro de 2019

Foto Quem são os consumidores do futuro? Tendências para ficar de olho

Quem são os consumidores do futuro? Tendências para ficar de olho

Se você está pensando em montar um negócio nos próximos anos, ou mesmo na estratégia de marketing da sua empresa para 2020, é preciso ficar de olho nas tendências dos consumidores do futuro. A WGSN, líder mundial na previsão de tendências, já se antecipou em afirmar que o futuro é melhor do que a gente pensa e liberou uma pesquisa exclusiva sobre os novos consumidores e tendências de mercado para 2021. 

 

Entre os pontos analisados, estão os perfis de três diferentes novos tipos de consumidores: os compressionalistas, guardiões da empatia e criadores de mercado. Confira as características de cada um e descubra como sua marca pode conquistá-los.

 

Compressionalistas

Exaustos, ansiosos e com medo. Essas são as principais características desse grupo de consumidores do futuro, que engloba desde os mais novos millennials até os baby boomers. Esses indivíduos estão a procura de marcas que os ajudem a melhorar a sua vida, seja na área de bem-estar, gestão do tempo ou carreira profissional.

 

Como conquistá-los: os compressionalistas estão sempre conectados, por isso, a experiência digital e a compra fácil são os maiores atrativos. Invista em e-commerce simples e otimizado para mobile e conte com a ajuda da inteligência artificial. Para esse grupo, menos é mais.

 

Guardiões da Empatia

Todos os dias presenciamos o aumento de discursos de ódio na internet, imagens de violência na televisão e pessoas trocando ofensas pela diferença de opiniões. Em meio ao caos, estão os guardiões da empatia: generosos, com alta capacidade de perdão, ligados a questões ambientais e com um forte senso de liderança. 

 

Como conquistá-los: esses consumidores do futuro são engajados em diversas causas sociais, por isso, tendem a se conectar com marcas que apresentem alguma relação com elas. Mas inventar um marketing de propósito e não realizar ações que realmente mostrem isso, só vai afastar esse grupo.  O estudo ‘Brand Purpose’, realizado em 2018 pela consultoria Accenture, apontou que 42% dos consumidores deixam de usar uma marca caso se decepcionem com suas ações.

 

Criadores de Mercado

Essa é uma tendência muito presente no Oriente, em países como Índia, África e Sudeste da Ásia. Esse grupo é caracterizado por uma onda de otimismo e mentalidade empreendedora e criativa, e se mostram entusiasmados com o futuro.

Como conquistá-los: os consumidores desse grupo não veem mais fronteiras entre o espaço físico e online e, por isso, a criação de um espaço integrado é o segredo para a atração. 

 

Conte com um planejamento de comunicação atento às tendências do futuro. Converse com a gente! 

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