#PRIORYCOMUNICAÇÃO

blog

Publicado em: 13 de abril de 2021

Foto Principais tendências em tecnologia e consumo para 2021

Principais tendências em tecnologia e consumo para 2021

O ambiente de incertezas trazido pela pandemia da Covid-19 deixa mais difícil a tarefa de fazer previsões sobre tendências, principalmente nas áreas de tecnologia e consumo, as quais se alteram com facilidade e frequência.

Mesmo assim, a necessidade de se adaptar rapidamente ao “novo normal” fez com que organizações de todo o mundo pensassem em soluções que pudessem manter seus negócios vivos em meio ao caos.

Quer saber quais são as principais tendências em tecnologia e consumo para 2021? Continue lendo!

Tendências em tecnologia para 2021

No ano passado, antes que o mundo virasse de pernas para o ar, muitos especialistas acreditavam que tecnologias como internet das coisas, computação em nuvem e inteligência artificial seriam as grandes protagonistas.

Em 2021, esses prognósticos continuam em voga, todavia, outras tendências surgiram ou ganharam mais força: transformação digital direta, machine learning, computação de borda, realidade virtual e aumentada, internet do comportamento, 5G, compliance e privacidade, hiperautomação e cibersegurança.

Tendências em consumo para 2021

As vivências adquiridas desde o início da pandemia criaram um comportamento de consumo diferente, que precisou se adaptar às novas rotinas e tem a tecnologia como força centralizadora. Há aumento no compartilhamento de experiências positivas, por exemplo, visto que, em momentos tristes e restritivos, as pessoas sentem maior necessidade de dividir os pequenos prazeres.

Outras tendências em consumo para 2021 são a implementação de novas formas de entrega (retirada em loja, entrega express, pontos de coleta etc.) e de meios de pagamento (por aproximação, wallets digitais, pix), aumento da exclusividade no atendimento, eventos de lazer e educação a distância, criação e manutenção de serviços de streaming e crescimento de técnicas DIY (do it yourself – faça você mesmo).

E o home office?

Em 2020, a oferta de vagas para trabalho remoto teve um aumento de 309%, segundo levantamento do site Vagas.com. Essa mudança drástica, ocorrida por conta da Covid-19, teve reflexo direto no mundo corporativo, atingindo tanto empresas quanto colaboradores.

Apesar das desvantagens do formato, como a distância dos colegas e, muitas vezes, a falta de um local adequado para exercer as atividades, a tendência é que o home office continue forte em 2021 e até depois.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Harvard Business School, 81% das pessoas que estão trabalhando remotamente em razão da pandemia prefere continuar dessa forma ou adotar o sistema híbrido após o fim da crise sanitária.

O mundo do trabalho pós-vacina

Muitos empresários, ao perceberem os benefícios trazidos pelo home office, decidiram seguir dessa forma em seus negócios. Outros, apesar de terem gostado do modelo, ainda acreditam ser necessário ter um local físico para a equipe se encontrar. Para esse segundo grupo, a solução pode estar no modelo híbrido de trabalho, o qual mescla dias em casa e dias no escritório.

Em uma apuração realizada internamente, a Ambev, 14ª maior empresa do país em receita líquida, constatou que 90% de seu quadro global de funcionários deseja seguir de forma híbrida. Essa escolha se dá pelas inúmeras vantagens oferecidas pelo formato, como redução dos custos, otimização das atividades, melhor gestão de tempo e aumento do trabalho em equipe.

Para a parte presencial, os escritórios devem seguir ainda por muito tempo os protocolos de higiene e segurança adotados durante a pandemia, como a presença de totens de álcool em gel, o uso permanente de máscaras e a determinação de distanciamento social.

 

E aí, o que achou dessas tendências? Se você quer conquistar uma comunicação eficiente em momentos de “novo normal”, venha conversar com a gente.

Ficou interessado e quer saber mais?
Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!

solicite um orçamento.

[contact-form-7 id="13735"]