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Publicado em: 14 de dezembro de 2015

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Como fazer um planejamento de marketing para pequenas empresas

Todo dono de negócio acaba investindo em marketing, mesmo sem achar que está fazendo isso. Um panfleto, a fachada, o site, tudo isso é marketing e nenhum negócio escapa de fazer. Agora saber se essa é a melhor opção, analisar se o investimento dá o retorno esperado entre outras dúvidas podem ser sanadas com a elaboração de um planejamento de marketing.

Para fazer uma divulgação efetiva do seu negócio, é preciso planejar as ações de forma coordenada e pensar a médio e longo prazo. Além do planejamento de marketing, é muito importante ter em mãos o seu plano de negócio. Juntos eles ajudarão a traçar as suas metas, planos e necessidades futuras.

Mas por onde começar o planejamento de marketing para a minha pequena empresa? Confira o passo a passo a seguir:

1 – Objetivo

O primeiro passo é definir o seu objetivo. Ele deve ser focado e não muito amplo, por exemplo: ter mais visitas no site, formar um banco de dados e converter mais vendas.

2 – Como atingir esse objetivo

A segunda tarefa do planejamento de marketing é traçar os pontos já existentes no seu negócio que ajudarão a chegar ao objetivo. Também é preciso listar o que precisa ser feito a mais, incrementando o que já existe.

3 – Público-alvo

Depois é hora de pensar para quem você quer vender ou falar. Identifique quem são eles, quais são as suas características, os seus desejos e hábitos.

4 – Ferramentas

Para escolher as ferramentas mais adequadas para a divulgação do seu negócio, é preciso olhar para o seu público-alvo. Pense por onde ele anda, que lugares frequenta e como é sua rotina. Assim fica mais fácil enxergar, com clareza, o melhor momento de falar com ele e as melhores ferramentas para fazer isso.

5 – Nicho de mercado e posicionamento

Estudar o seu nicho de mercado (e os seus concorrentes) é muito importante para traçar um posicionamento estratégico para o seu negócio. Este é um ponto crucial do seu planejamento de marketing.

6 – Identidade

É importante deixar claro, primeiro para você mesmo, qual a identidade da sua empresa. Depois, com isso bem alinhado internamente, é possível divulgar o seu jeito de ser e fazer. Você deve se diferenciar através da identidade do seu negócio.

7 – Orçamento

Você pode destinar um percentual da sua receita bruta para este fim ou ainda especificar uma quantia disponível para um tempo determinado de ações.

Para um planejamento de marketing efetivo, conte com o auxílio da Priory! Nossa expertise de mercado pode ajudar o seu negócio a atingir todos os seus objetivos.
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