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Publicado em: 9 de maio de 2019

Foto Inteligência Artificial no marketing: o que está por vir

Inteligência Artificial no marketing: o que está por vir

O mercado de marketing foi um dos que mais absorveu as reconfigurações de um mundo completamente conectado. O nosso objetivo, como agência de comunicação 360°, continua o mesmo: vender produtos e serviços de qualidade, fidelizando clientes, por meio de histórias que mostram a verdadeira interface entre marca e sociedade. O desafio de fazer tudo isso, no entanto, demanda uma atuação totalmente distinta na era digital.

O que era anunciar na internet há 5 anos e o que é criar anúncios assertivos hoje? O que era a sua experiência com o smartphone há 3 anos e o que um aparelho de celular faz por você hoje? A Inteligência Artificial, ou IA, é responsável pelas principais diferenças que surgiram entre esses momentos.

Identificar as inúmeras formas pelas quais a IA já atua em nossas vidas – e no nosso modo de fazer marketing –  nos permite projetar um cenário do que está por vir. Curioso para refletir sobre as projeções da Inteligência Artificial no marketing digital do futuro? Vamos lá!

 

Marketing Preditivo

 

O termo pode ser pouco conhecido, mas não é difícil entender o porquê dele entrar na linha de frente das principais expectativas para a Inteligência Artificial no marketing do futuro. O Marketing Preditivo apoia-se no Big Data para prever comportamentos dos consumidores de forma precisa a partir de dados. A ideia central é trabalhar com os dados, algoritmos e machine learning para prever as ações que serão realizadas no seu website, e-commerce e outros canais.

Os seus interesses, comportamentos e categorias de produtos preferidos formam um perfil de comportamento de compra e as grandes empresas já sabem disso. De acordo com o Predictive Intelligence Benchmark Report, com o apoio da análise preditiva, empresas que tomaram decisões a partir das recomendações da IA tiveram uma taxa de 26,34% de influência no total de venda ao longo de 36 meses. Estamos cada vez mais próximos de quem é o nosso lead. Isso vai aperfeiçoar ainda mais a experiência dos nossos usuários e direcionar de forma mais precisa a atuação dos profissionais de marketing.

 

Tudo mais visual

 

Algumas coisas não mudam. Do ponto de vista do consumidor, imagem ainda é tudo! A Inteligência Artificial permite que as pessoas façam upload de imagens de algo que desejam para encontrar respostas similares. Uma em cada 3 buscas no Google são diretamente no Google Imagens.

 

No tocante ao SEO, as imagens da sua página têm tudo a ver com o seu rankeamento nos sites de busca e este detalhe ainda está sendo ignorado por vários dos seus concorrentes. Para o futuro, ainda não está claro o que vamos poder fazer para aumentar a probabilidade das imagens do seu site gerar mais tráfego e novos negócios, mas este é um ponto de atenção. A inteligência artificial está tornando a pesquisa de imagens mais precisa e você não terá escolha a não ser ter muitos recursos visuais para cada produto e serviço nas estratégias de marketing.

 

Busca por voz

 

A busca por voz está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Seja por causa de assistentes virtuais como a Siri e a Alexa, seja pelo smartphone enquanto precisamos desempenhar outras tarefas. Enquanto dirige, um “Ok, Google!” pode fazer o serviço de busca por você! O Google apresenta dados interessantes que reforçam a importância da busca por voz no cotidiano dos usuários. A empresa apresentou que 55% dos adolescentes e 41% dos adultos realizam pelo menos uma busca por voz ao dia. Juntamente com a tendência mobile first, a busca por voz ainda vai trazer muitas inovações para a experiência do usuário e novas configurações para o marketing de conteúdo, principalmente no que diz respeito à produção de conteúdo otimizado para busca.

 

Experiência mais significativa

 

O ponto de partida da Inteligência Artificial é dar às pessoas o que elas querem. Marcas precisam ser consistentes no serviço e no discurso que oferecem ao lead. A Inteligência Artificial está ajudando profissionais de marketing a garantir a comercialização dos produtos certos para as pessoas certas.

Neste ponto, ressaltamos a importância da segmentação para anúncios e de dados múltiplos para as estratégias de conteúdo de toda a jornada de compra. Esses são, na prática, os principais diferenciais da Inteligência Artificial no marketing contemporâneo. E sim, a tendência é que esses processos fiquem cada vez mais precisos.

Com precisão cada vez mais assertiva para alcançar o lead certo, o marketing do futuro vai demandar ainda mais “alma” das marcas. Se em um clique ou em um comando de voz eu consigo chegar ao seu produto, minha pesquisa fica mais ágil e procurar concorrentes também fica mais fácil. Oferecer experiências únicas, no marketing do futuro, vai ser vital!

 

E pra quando me preparar?

 

A inteligência artificial já está aqui e há anos. Muitos dos processos comuns de marketing já estão automatizados. Este é o passo básico que toda empresa deve adotar para se tornar mais eficiente. Então, a dica da Priory Comunicação é adotar a automação como processo integrante das atividades diárias. Assim, fica mais fácil canalizar energias nas estratégias de produção de conteúdo que, de fato, mostram os diferenciais da sua marca, produto ou serviço.

A Inteligência Artificial propõe uma série de desafios e de suposições sobre o nosso amanhã. Neste debate, é necessário levantar questões sobre o lugar dos profissionais de marketing nesse processo ágil de automação e até questionar o futuro da nossa proteção de dados. Mas esses são assuntos para outros artigos aqui no blog da Priory.

Sem alarmismos. Por enquanto, o que cabe é uma celebração do que a IA já trouxe ao marketing. Essa tecnologia já aproximou profissionais de marketing e consumidores – e promete continuar. Consumidores têm um melhor entendimento dos nossos produtos e os profissionais de marketing possuem um melhor entendimento de quem é o consumidor.

Você se sente preparado para o marketing do futuro? Ações para divulgar seus produtos e serviços com eficiência precisam de estratégia e qualidade. Entre em contato, nós podemos ajudar!

Para entender como vender mais com Inbound Marketing, acesso nossos Ebooks.

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