#PRIORYCOMUNICAÇÃO

blog

Publicado em: 17 de janeiro de 2023

Foto ESG: do boca a boca à imagem institucional do seu negócio

ESG: do boca a boca à imagem institucional do seu negócio

A notoriedade do ESG pode ter chegado até você de diversas formas. Seu feed do Instagram, enquetes no LinkedIn e até os seus podcasts de notícias preferidos já foram palco da sigla. 

 

Mas, para além de todo boca a boca digital, qual é o verdadeiro impacto dessas conversas no seu negócio? 

 

Para entrar nesse assunto, vamos conversar primeiro sobre comportamento dos consumidores.

 

ESG já interessa ao seu consumidor

Um estudo realizado pelo Google, MindMiners e Sistema B Brasil com 3 mil pessoas mostrou que 4 em cada 5 (87%) consumidores brasileiros consideram relevante a atuação de empresas e marcas em projetos conectados ao meio ambiente, ao impacto social e à governança corporativa. 

 

Em paralelo, as buscas pelo termo ESG aumentaram 10 vezes de 2020 a 2022, segundo dados do Google Trends

 

As buscas relacionadas ao tema estão conectadas a contextos interessantes para as marcas, como carreira ESG, especialistas em ESG e definições da sigla.

 

Observar esse interesse pode indicar vários caminhos para os negócios, seja para compreender as expectativas dos consumidores em relação à sua empresa no mercado, seja para acompanhar exemplos de decisões de negócios que resultam em novas estratégias corporativas para se atualizar de forma competitiva e sustentável.

 

Mas, afinal, o que significa ESG?

A sigla, em inglês, reúne os termos environmental, social e governance, que sintetizam as condutas, iniciativas e investimentos das empresas nos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.

 

ESG é sobre avaliar a performance das empresas nessas dimensões, tornando mais claros e objetivos os riscos, retornos e impactos das organizações na sociedade e no mundo.

 

Apesar do recente boca a boca, a sigla foi apresentada pela primeira vez em 2005, no relatório “Who Cares Wins”, produzido pelo Pacto Global da ONU em parceria com o Banco Mundial.

 

O documento mostrava para o mercado financeiro que as análises dos impactos sociais,  ambientais e de estrutura organizacional dos negócios resultavam em diferencial competitivo.

 

No entanto, mesmo diante de um interesse crescente, esse tema é complexo e seu entendimento aprofundado ainda se mantém restrito ao mercado financeiro.

 

Assim, para entender como a sigla se conecta a questões práticas dos negócios, confira algumas das dimensões que são levadas em consideração dentro de cada letra:

E – ENVIRONMENTAL (Ambiental)

  • Uso de recursos naturais;
  • Emissões de gases de efeito estufa;
  • Eficiência energética;
  • Gestão de resíduos;
  • Mudanças climáticas.

S – SOCIAL (Social)

  • Inclusão e diversidade;
  • Relação com os colaboradores;
  • Relação com os clientes;
  • Impacto nas comunidades;
  • Privacidade e proteção de dados.

G – GOVERNANCE (Governança)

  • Transparência na divulgação de resultados;
  • Ética corporativa;
  • Independência do conselho administrativo;
  • Políticas de remuneração e de diversidade;
  • Comitês internos e auditorias.

 

Agora, que já exploramos o comportamento do consumidor e a definição da sigla, vamos voltar ao seu negócio!

 

ESG importa para todas as empresas?

De acordo com a pesquisa realizada em parceria com o Google, 47% dos entrevistados não conseguiram associar marcas aos temas ESG.

 

O crescimento do consumo consciente e da conexão de valores entre consumidores e marcas convoca pequenas, médias e grandes empresas a evoluir nessas frentes.

 

Neste momento, o consumidor está buscando informações on-line que comprovem que as empresas estão atentas e preparadas para atender aos seus anseios de encontrar negócios com responsabilidade corporativa e socioambiental.

 

Infelizmente, eles ainda não as encontram e, quando acreditam ter encontrado, podem estar diante da prática de greenwashing, a apresentação de um discurso ambientalmente responsável que não se traduz em ações ou consequências práticas.

 

Por isso, ter uma equipe profissional de comunicação 360º para dar suporte ao seu negócio pode fazer muito mais do que escalar o volume de pessoas que encontram a sua empresa na internet.

 

Expertise e estratégia de comunicação também vão garantir que esses pontos de contato adotem padrões éticos e transparentes para comunicar o que está acontecendo nos bastidores da sua empresa.

 

Assim, credibilidade e fidelização vão se tornar uma constante na relação do seu negócio com os consumidores.

 

Pronto(a) para acompanhar tendências e acertar o tom da comunicação?

 

Na Priory, criamos estratégias de marketing que conectam seus objetivos de negócio ao público certo. Vamos conversar?

 

Fale com a nossa equipe ou solicite seu orçamento.  

 

LEIA MAIS

Priory lança campanha de cobertura geolocalizada para a Greencred 

HT Mototurismo: site mobile first aumentou 50% das vendas da agência de turismo

Mauro Ribeiro Sports aumenta seu alcance e posicionamento nas redes sociais

Ficou interessado e quer saber mais?
Preencha os campos abaixo e entraremos em contato!

solicite um orçamento.

[contact-form-7 id="13735"]