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Publicado em: 12 de maio de 2020

Foto Especial Covid-19: o que fazer com a sua marca quando temos mais perguntas do que respostas?

Especial Covid-19: o que fazer com a sua marca quando temos mais perguntas do que respostas?

Se você continua procurando um norte seguro para sua marca trilhar neste momento de crise, deve ser evidente a sua frustração. Isso porque não existe manual capaz de nos preparar para o incerto. No entanto, existem algumas posturas que são capazes de nos conduzir para o lado de lá da crise. Mesmo com mais perguntas do que respostas, é preciso manter-se ativo, atento e sensível às oportunidades, sentir nos pormenores. Como fazer isso com a sua marca? Neste artigo, a gente te mostra caminhos!

Aqui, na Priory Comunicação, nossos clientes publicam seus conteúdos de marca de forma planejada. Isso significa que antes de ir para o perfil das redes sociais ou para o blog no site da empresa, o conteúdo foi pensado e criado com bastante antecedência.

E por que esse planejamento é tão importante? Porque ele abre a possibilidade de atualização constante, de preparação para que a sua marca não precise se comunicar no susto, mas fale com calma e propriedade.

Seguindo esta linha, antes de clicar em Publicar, tenha a consciência de que a sua marca está inserida em um momento altamente delicado. A proposta comercial e até o post com frase motivacional precisam apresentar essa sensibilidade.

Segundo o vice-presidente global de mídia do Google, Joshua Spanier, o excesso de perguntas diante da escassez de respostas é difícil, mas traz uma clareza sobre qual postura devemos ter com as marcas.

Vamos pensar juntos? Confira abaixo 5 considerações que nos ajudam a enfrentar o dinamismo do momento sem enfraquecer as nossas marcas!

 

 

Não lute contra o contexto

Seja um aliado do seu público, convide ao diálogo e mostre que a sua marca não ignora o que está acontecendo globalmente, muito menos localmente. Quanto ao contexto, o líder do Google provoca com a seguinte pergunta-chave: suas publicações parecem adequadas levando em conta o contexto atual e o mercado local?


Reinvenção deixou de ser um diferencial

Tudo o que pode ser reavaliado deve ser reavaliado. O distanciamento social, por exemplo, já provou que nossas dinâmicas de reuniões podem ser diferentes e que é possível manter objetividade e qualidade assim. Já em relação à sua marca, lembre-se que a resposta da pergunta do item 1 pode ser não. E aí? Sem crise. Repensa, recrie, reinvente! A única certeza que temos é de que tudo está mudando. Melhor para a marca que aprender a viver nesse dinamismo.

 

Criatividade é indispensável

Já imaginou que algumas marcas estavam programadas para uma campanha elaborada de Dia das Mães nos pontos de venda ou até mesmo campanhas com foco nas Festas Juninas e que esse planejamento caiu por terra? Por isso, o exercício criativo tem tudo a ver com a sobrevivência de marcas durante uma crise. Neste ponto, o vice-presidente global de mídia da Google também alerta para criatividade a nível de adequação. Por exemplo, empresas de antivírus ou até mesmo a marca de cervejas Corona. É preciso cautela e criatividade para ser responsável neste momento. Segundo ele, a pergunta-chave que cabe aqui é: todos os elementos criativos das minhas publicações são relevantes e apropriados para esta nova realidade?

 

(Re)Aprender a priorizar

Imagine uma marca de roupas que estava, há meses, 100% focada em lançar uma linha de inverno. De repente, a prioridade de vestimenta das pessoas mudou. Caberia, portanto, produzir máscaras e se fazer útil e ainda continuar movimentando a receita do negócio. Qual serviço ou produto que não era a sua prioridade comercial está mais alinhado à vida das pessoas em casa, trabalhando em Home Office, pagando tudo on-line, desbravando novos aplicativos. Olhe em volta e irá perceber que dá para priorizar ações que tornem a sua marca mais atual e necessária.

 

Cooperação é a palavra de ordem

Este ponto é fundamental para quem acredita que marketing é mais do que palavras. Faça a sua marca agir no mundo e na comunidade. Divulgue ações, informe, coopere com o que puder. Sobre isso, o líder da Google provoca: de que maneiras nossa marca — e até mesmo os nossos próprios canais de mídia — podem ser úteis para pessoas e empresas neste momento delicado?

 

Temos hoje mais dúvidas do que certezas. Trouxemos aqui mais perguntas para você. Nosso objetivo é o exercício contínuo da reflexão. 

Quanto mais alertas estivermos, melhores sairemos desta crise juntos. E você, com certeza, quer parceiros de negócio com esse poder de reflexão estratégica.

Vamos priorizar suas forças e potencialidades para criar um marketing responsável e atual? Conte com a gente.

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