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Publicado em: 3 de setembro de 2019

Foto Bem-vindo ao Branding: o que priorizar na gestão da sua marca

Bem-vindo ao Branding: o que priorizar na gestão da sua marca

Se você já tem um negócio leia este artigo com atenção. Se ainda está planejando seu empreendimento esta é a oportunidade de aplicar Branding desde a concepção da sua marca. Independente do momento da empresa, ter uma gestão de marca eficiente é o que separa negócios que sobrevivem de negócios que ganham vida própria.

Vida própria da marca acontece quando frases assim habitam o imaginário popular e nossas conversas do dia a dia: “Dar um Google”; “Beber uma Coca”, “Quem tem um iPhone pra foto?”, “Jantar um Miojo”. São frases que não existem sem o valor da própria marca. E isso é Branding do começo ao fim.

O Branding é a gestão de tudo o que envolve a marca. Primeiro você define a essência do seu negócio. Depois, o trabalho do Branding é garantir que essa essência esteja impressa em cada página online, perfil de redes sociais, banner, flyer, campanha publicitária.

As marcas que citamos acima são conhecidas no mercado da comunicação como referências de planejamento de Branding. Cuidado que vai da concepção do logo, passa pela embalagem do produto e alcança até decisões de disposição nas prateleiras.

 

Branding é construção contínua

Para começar uma estratégia de Branding é preciso pensar na marca como uma pessoa. Um indivíduo com vida própria. Uma pessoa tem nome, personalidade e identidade.

Tomar cuidado com cada um desses aspectos é essencial para criar uma marca forte. Para isso, é preciso planejamento.

Vamos a alguns passos essenciais para uma estratégia planejada de Branding de sucesso:

  • Nome e logotipo

Pensar o nome da empresa e o logotipo são bases das assinaturas institucionais do seu negócio. É a partir delas que as pessoas vão ver e reconhecer a sua empresa. A qualidade atrativa do nome e o profissionalismo do logo ajudam, e muito, na construção de um Branding sólido.

 

  • Essência/DNA

Quais são os valores que guiam a sua empresa? Essa não precisa ser uma resposta fácil. Na verdade, quanto mais tempo você se dedicar a elaborar valores coerentes e que poderão ser traduzidos de forma prática para o público, melhor para a sua caminhada no mercado. Empresas precisam mostrar propósito e comunicar propósitos é uma arte que sua marca precisa dominar.

 

  • Notoriedade

A habilidade de agregar valor à marca demanda tempo e o único atalho possível para essa construção é a qualidade. No marketing, chamamos de Brand Awareness a capacidade de identificação do público em relação à sua marca. Não só para que o público saiba o que você vende ou como você vende, mas os valores que sua marca carrega, as mensagens-chave por trás da sua empresa.

A notoriedade é uma métrica. Ela mede o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. Por isso, nunca faça algo só por fazer e nunca prometa algo que você não é capaz de entregar. Esses são caminhos difíceis de reverter a nível de notoriedade.

 

  • Diferencial

Parece uma máxima vazia, mas é impossível falar de Branding sem dizer que é necessário fugir do óbvio e pensar fora das linhas estruturais de cada mercado ou nicho. Imagine quantas pessoas devem ter achado incoerente uma marca de tecnologia que tem como logo uma maçã. Bom, o resto é história e muita gente está lendo este texto direto de um iPhone última geração.

É interessante pensar em diferencial como conceito amplo. Ele não precisa, necessariamente, estar só no seu produto ou serviço, mas pode ser valor agregado a ele e construído por meio de um marketing incrível. Sair do óbvio e romper padrões de forma inteligente vai resultar em identidade, personificação para suas comunicações, e ampliar o seu poder de notoriedade.

 

  • Estratégia

Este é o item mais extenso. Uma estratégia de marca é mais do que criar diretrizes como Manual de Marca e ter ações de comunicação coesas e coerentes. Trata-se de um plano com metas específicas de médio e longo prazo que podem ser alcançadas à medida que sua marca evolui.

Esses objetivos geralmente têm foco na geração de valor, na flexibilidade da marca (habilidade de ter adesão), da percepção competitiva no mercado e do envolvimento dos funcionários da empresa com a sua marca.

A estratégia de marca precisa estar no texto de qualquer canal do seu negócio (tom de voz), nas ações de endomarketing e em qualquer ponto de contato da empresa com públicos externos e internos (do cartão de visitas à landing page).

Lembra que a marca é um processo contínuo? Há muito trabalho nisso. Uma estratégia de marca bem planejada pode ajudá-lo a transformar esse processo em uma experiência prazerosa para a empresa e para os consumidores, direcionando sua marca ao sucesso e ao reconhecimento.

 

Na Priory

Branding é um conjunto de trabalhos. Nome, logotipo, paleta de cores, tom de voz e as imagens da sua organização. Esses são os componentes tangíveis. Há também esse sentimento intangível que seus clientes têm quando interagem com sua marca. A criação da tão sonhada experiência da qual falamos acima.

É assim que as marcas ganham fôlego para sair em disparada em relação aos concorrentes. Os componentes tangíveis contribuem para isso, mas marcas realmente fortes prosperam quando se concentram no quadro geral de sua marca.

Interessado em alcançar o coração e alma do seu público-alvo e da sua organização? A Priory Comunicação é composta unicamente por profissionais formados e com experiência em gestão de marca. Vamos tomar um café e iniciar uma imersão nos potenciais da sua marca? Confira os clientes que confiam na Priory e entre em contato!

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