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Publicado em: 11 de novembro de 2019

Foto Black Friday B2B: vale a pena e como se posicionar?

Black Friday B2B: vale a pena e como se posicionar?

Está chegando um dos maiores eventos do mercado B2C: a Black Friday. A comoção mercadológica e social começou nos Estados Unidos, mas já tomou proporções mundiais. No Brasil, a data virou um evento anual e cresce a cada ano, mas o sucesso para o mercado B2C (Business to consumer ou Negócio com venda direta ao consumidor final, em tradução livre) indica uma oportunidade imperdível de Black Friday B2B (Business to Business ou Negócio com venda para empresas, traduzindo a essência da sigla)?
Vamos debater se vale a pena para sua marca!

Antes, devemos lembrar da relevância comercial da data. Em uma pesquisa realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, apenas 1,1% do público brasileiro declarou não saber o que é ou do que se trata a data.

Segundo o mesmo levantamento, 78,9% dos consumidores devem aproveitar as ofertas do período, enquanto 18,3% se mostram indecisos. Apenas 2,8% diz não ter intenção de comprar na data.

A Black Friday nasceu no varejo, mas há muitas coisas que o mercado B2B pode incorporar para ampliar vendas e reconhecimento de marca. Então, respondendo à primeira pergunta do título: sim, vale a pena!

Agora, como ter um posicionamento que agregue valor e atraia negócios para a sua marca na Black Friday B2B? Continue a leitura!

 

Black Friday B2B com mínima concorrência

 

Olhe em volta! As empresas B2C já estão se movimentando em peso para a Black Friday. Mas como é uma data muito forte para o varejo, poucos dos concorrentes do ramo B2B estão atentos às oportunidades.

Uma dica de posicionamento para os seus conteúdos é lembrar ao lead que as demais empresas do seu segmento não estão oferecendo as mesmas condições. A exclusividade da oferta no seu mercado pode chamar a atenção e posicionar a sua marca como inovadora no segmento.

 

Desconto ou experiência?

 

Ao contrário dos varejistas, você pode se destacar na Black Friday B2B sem necessariamente reduzir os preços drasticamente. 

Sua marca pode oferecer consultorias gratuitas de especialistas, acesso de 3 meses gratuitos ao seu serviço, insights de otimização de processos na sua área, conteúdos digitais gratuitos com demonstração do seu produto. No fim das contas, a experiência no mercado B2B é muito relevante e capaz de atrair mais leads do que uma simples promoção de 30% de desconto.

 

Convide o lead para a ação!

 

Quando o lead se depara com a sua marca relacionada à Black Friday, automaticamente ele vai pensar em oportunidade de desconto, o que traz a sensação de urgência. Toda a Black Friday é pensada e vendida assim, como uma oportunidade única por tempo limitado.

Aproveite essa sensação de urgência em seu conteúdo e nas suas artes. Como? Tenha uma identidade visual específica para a campanha e impulsione suas condições especiais de Black Friday em todos os seus canais. 

Isso atrairá mais atenção e incentivará seus clientes atuais e novos clientes em potencial a agirem com urgência e tomar medidas ao se inscrever nas últimas ofertas ou promoções.

 

Recicle as ofertas que mais trouxeram resultados no passado

 

Quais estratégias de venda trouxeram maior ROI – retorno do investimento –  para sua empresa? Nem sempre é necessário criar uma condição nunca antes explorada para a Black Friday B2B. Revisite o seu calendário de estratégias e visualize os melhores resultados.

A dica número 3 pode te ajudar nisso. Crie uma identidade visual para a campanha Black Friday com as condições especiais de venda e atração que melhor funcionam no seu segmento. Isso trará nova vida útil às suas ofertas, com a adesão já comprovada entre seus clientes e clientes em potencial.

A Priory Comunicação espera que este artigo ajude sua empresa a explorar as possibilidades da Black Friday. Para obter mais dicas sobre como posicionar sua marca, acompanhe o nosso blog. 

Vamos profissionalizar sua comunicação juntos? Confira as marcas que já confiaram na estratégia e na expertise da Priory e entre em contato.

 

 

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