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Publicado em: 21 de agosto de 2018

Foto A importância do on e do off-line na construção da marca

A importância do on e do off-line na construção da marca

A era da comunicação digital foi uma revolução na jornada do consumidor: hoje o público passeia livremente entre o on-line e o off-line. A convergência virtual passou a ser o novo cenário da publicidade, transformando a atividade de branding e conquistando cada vez mais clientes.

A grande diferença das campanhas on-line está na possibilidade de mensuração de resultados, etapa fundamental para a otimização do negócio. Todavia, não devemos esquecer que o planejamento off-line é tão importante quanto, pois, para muitas pessoas, as campanhas palpáveis proporcionam uma forte conexão com a marca.

Mesmo com todas as mídias disponíveis para divulgarmos o nosso negócio/produto, ainda é válido o investimento em mídia exterior e também em materiais impressos. Dessa forma, um canal consegue ajudar o outro a oferecer uma experiência de compra cada vez melhor, estreitando as relações on-line e off-line.

Como unir campanhas on e off-line?

Temos dois exemplos, o primeiro é a interação da Renault com seus internautas e consumidores: no Facebook, os clientes foram convidados a provar o seu amor pela marca por meio de likes. A empresa criou uma espécie de gangorra, colocando de um lado um de seus carros e do outro uma “caixa de likes”. Cada curtida na página da fabricante de veículos acrescentava um formato de like na caixa, que tinha como objetivo pesar o suficiente para levantar o carro. O resultado foi um número extraordinário de interações positivas com a marca na internet: após duas semanas de campanha, o post teve mais de 16 mil curtidas – e sim, o carro foi levantado!

O segundo exemplo vem da Uber, multinacional de transporte privado urbano. Este ano a empresa lançou sua primeira campanha em rede de televisão e, integrada a ela, foi às ruas para exaltar seu senso de comunidade. O foco de todo o conteúdo era ressaltar a importância da coletividade e da conexão entre usuários e motoristas parceiros.

Esses exemplos mostram como é importante a interdisciplinaridade entre a comunicação on-line e off-line, pois é dessa forma que as marcas podem atrair cada vez mais consumidores e conquistar resultados reais em vendas. “Você deve sempre investir em experiências melhores para os seus clientes, afinal de contas, todo o seu trabalho tem o objetivo de deixá-los mais satisfeitos e, consequentemente, aumentar as suas vendas”, afirma Débora Behar, sócia-diretora da Priory Comunicação e certificada pelo Google Adwords.

Para muitas empresas, o off-line continua sendo valioso no momento de engajar o consumidor e gerar negócios relevantes focados na era da convergência. João Victor Basabe, responsável pela comunicação institucional dos restaurantes Babilônia e Mediterrâneo, acredita que os dois tipos de campanha se complementam, entretanto, têm pesos diferentes. “A off-line, para nossos restaurantes, é melhor em conversão e interação do que campanhas on-line. Se eu fizer um post no Facebook, a interação será menor do que se eu fizer uma promoção com um jogo americano no restaurante, por exemplo, porque a pessoa já está lá consumindo, é mais fácil de ela interagir”, diz.

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