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Publicado em: 11 de setembro de 2015

Foto Melhores formas de medir resultados de investimentos em campanhas online

Melhores formas de medir resultados de investimentos em campanhas online

Quando falamos da grande capacidade de mensuração de resultados em marketing digital e campanhas online uma dúvida que sempre aparece é: mas qual a melhor forma de medir resultados?

Diferente de meios de comunicação tradicionais como TV, rádio e jornal, em que não é possível analisar quem viu, quem se interessou e quem efetivamente comprou, o Inbound Marketing oferece informações para uma análise completa. Ferramentas de marketing digital permitem saber se o usuário clicou, se permaneceu na página, se converteu a visita ao site em venda, quanto custou cada clique e muito mais.

O objetivo é vender

Os números mais importantes são aqueles que mostram as melhores iniciativas e quais precisam de ajuste. É válido observar que o número de seguidores e visualizações não podem ser analisados isoladamente. Como o principal objetivo da maioria das campanhas de marketing online é vender, é preciso analisar os indicadores de performance.

Não existe receita para definir estes indicadores. Cada campanha é customizada, tem uma necessidade e uma estratégia especial. No entanto, existe uma forma geral de medir a efetividade das campanhas online. Pode ser o ponto de partida para estabelecer novas relações. Basta acompanhar estes resultados principais:

– Número de visitantes únicos;

– Número de leads gerados;

– Número de clientes conquistados (que compraram seu produto ou serviço).

Vendas diretas e leads

Também é importante atentar para o fato de que existem diferenças entre medir o retorno quando se fala em vendas diretas (e-commerce) e leads (contatos). Nas campanhas relacionadas a atividades de vendas diretas é mais fácil medir o resultado. Medindo a conversão é possível saber de qual ferramenta ou trabalho de marketing online essa venda veio. Prático e rápido.

Já quando estamos falando de leads, é importante saber quanto custou para gerar esse lead e quantas vendas foram feitas para esse lead. Somente estabelecendo essas relações é possível medir o resultado. Uma conta um pouco mais complexa, mas que resulta em um retorno claro e fidedigno das campanhas online.

Aplicando a estratégia de Inbound Marketing, as empresas conquistam um controle completo dos processos de venda e acompanham de perto os resultados das suas campanhas online. Essa é uma das grandes vantagens do marketing digital. Com o auxílio de uma agência especializada, os negócios crescem, se destacam e vendem muito mais!

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