Blog

BLOG

____
01102015
Marketing digital: cuidado com as métricas da vaidade
Marketing digital: cuidado com as métricas da vaidade

Um dos grandes diferenciais do marketing digital é a sua capacidade de medir resultados. Através de suas técnicas, é possível acompanhar o desempenho de cada estratégia, quase que instantaneamente. Tudo pode (e deve) ser medido e analisado. Ocorre que muitas informações e métricas encantam, fazem bem para o ego e podem levar aos erros de mensuração e interpretação de resultados.

É fundamental entender quais são as informações realmente relevantes e quais dados devem ser mensurados e avaliados. Existem algumas métricas que viraram padrões nos relatórios de marketing digital, as métricas da vaidade. O que acontece é a falta de reflexão sobre elas, ou seja, pensar o que elas querem dizer.

Quais são as métricas da vaidade?

Número de fãs e curtidas, número de visualizações no site e no YouTube, quantidade de seguidores no Twitter. Sabia que estas não são as informações mais importantes para avaliar a sua estratégia de marketing online? Estas são algumas métricas de vaidade: elas medem o número de pessoas atingidas, no entanto, não mostram o quanto contribuíram para as vendas.

Vistos isoladamente, um grande número de seguidores e muitas visualizações são apenas números. Falta, nas métricas da vaidade, a reflexão de quanto tudo isso contribui efetivamente para as vendas e conversões. Dentro da estratégia de Inbound Marketing, trabalha-se a partir de números que mostrem as oportunidades de negócio e os pontos de readequação e otimização.

Ter uma grande audiência é ótimo, claro. Mas cuidado com as análises deste público. O objetivo final sempre deve ser o de vender e converter. Por isso, todas as ações de marketing digital precisam estar alinhadas com este objetivo. Os relatórios também, consequentemente.

O que medir então?

As métricas mais importantes estão ligadas ao seu funil de vendas e não à vaidade. São elas que fornecem um mapeamento completo do quanto o marketing digital contribui para o seu negócio durante um certo período. Por isso, é preciso medir mensalmente ao menos estas três informações:

– Número de visitantes únicos (com ajuda do Google Analytics);

– Número de leads gerados (através de formulários e contatos de potenciais clientes via site);

– Número de clientes conquistados (leads que compraram produtos ou serviços).

Aprofundando as análises, os números que realmente interessam aparecem. Faz muito mais sentido um trabalho assim, não é mesmo? É claro que estas são apenas métricas iniciais. Os relatórios de Inbound Marketing trazem muito mais cruzamentos de dados e mensurações que auxiliam no processo de otimização do marketing digital.

Pensando em aprofundar o seu trabalho de marketing online? Converse conosco! A Priory é especialista nessa área e pode ajudar a sua empresa a vender muito mais!

campanha-offline

CATEGORIAS: ,

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *