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Publicado em: 24 de setembro de 2018

Foto A importância da Black Friday como estratégia de negócio

A importância da Black Friday como estratégia de negócio

Com certeza você já ouviu falar sobre a Black Friday, dia que inaugura a temporada de compras de fim de ano. É só chegar o mês de novembro que as lojas começam a divulgar fervorosamente a data tão esperada pelos consumidores. As lojas físicas apostam em inúmeros cartazes com promoções especiais e as on-line enchem as caixas de e-mail com ofertas imperdíveis.

Essa grande liquidação, que se inicia na última sexta-feira de novembro, chegou ao Brasil em 2010 e precisou de alguns anos para se consolidar. De acordo com a Ebit, em 2017, as vendas da Black Friday no país totalizaram R$2,1 bilhões.

Recentemente, o Think with Google lançou um infográfico com dados de buscas sobre essa época do ano que pode ajudar a entender como o brasileiro se relaciona com a Black Friday. Entre as informações apuradas, é mostrado que, apenas neste ano, o mobile teve participação de 50% no total de vendas do universo digital.

O levantamento mostra também que, em 2014, somente 27% dos brasileiros tinham conhecimento sobre a Black Friday. Hoje, a porcentagem aumentou para 99,5%, segundo pesquisas das consultorias Hello Research e Provokers.

Não é só na sexta-feira

Quem nunca comprou na Black Friday tem alguns motivos para isso, os principais são a falta de dinheiro e de confiança nas ofertas e nas lojas e o medo de comprar on-line, por achar que seus dados serão clonados. O valor do frete e a preferência em ver o produto pessoalmente também são empecilhos.

As empresas precisam aprender a utilizar essa data como uma estratégia de marketing, já que as ofertas são, muitas vezes, porta de entrada para novos e-shoppers, ou seja, compradores on-line. Muitas pessoas que nunca fizeram compras na internet aproveitam essa data para se aventurar no mundo digital.

Lembre-se que os consumidores começam a pesquisar os produtos bem antes da última sexta-feira de novembro para se programarem e saberem exatamente o que comprar. Apenas 6% das pessoas não pesquisam antes de comprar.

Tendo um site atualizado e responsivo, as marcas garantem que esse comprador estreante se torne um cliente fixo e volte outras vezes, para outras compras. Oferecer uma interface segura, ofertas verdadeiras e bons benefícios, como frete grátis, traz mais clientes para o seu negócio, aumentando consideravelmente o seu lucro.

Não é só sobre aparelhos eletrônicos

Muitas pessoas esperam ansiosamente a Black Friday para comprar celulares, notebooks, TVs etc. Mas, você sabia que outros segmentos também podem aproveitar a data para alavancar seus negócios?

O Acqua Motel, cliente da Priory desde 2008, é um exemplo. Em 2016 e 2017, o motel aproveitou a Black Friday para ofertar aos seus clientes preços promocionais de suas melhores suítes, agregando novos consumidores e divulgando ainda mais a sua marca.

As pessoas costumam ver o Natal como uma data para dar presentes, enquanto a Black Friday, o momento de se autopresentear. As marcas que trabalham com essa data precisam criar um planejamento para essa temporada de vendas, tendo em mente que, para muitos consumidores, é a época ideal para comprar o que se deseja há tempos.

Sua marca precisa de uma equipe de especialistas. A Priory Comunicação é a agência certa para você. Entre em contato!

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