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19102015
marketing
Profissionais da saúde precisam de marketing?

Clínicas, profissionais e empresas da área da saúde convivem em um mercado extremamente competitivo. Além disso, este é um nicho de negócio que está em constante transformação, acompanhando as evoluções tecnológicas e repassando as novidades aos clientes e pacientes. Nesse contexto, muitas vezes o marketing fica de lado, por falta de tempo de pensar no assunto e do auxílio de profissionais capacitados e que mostrem resultados.

Para chegar aonde o profissional sempre sonhou em termos de imagem da sua empresa e relacionamento com a clientela, o primeiro passo é desenvolver um planejamento de marketing. Ele reúne, inicialmente, as principais informações sobre o negócio, seu público-alvo e sua concorrência. Com essa análise em mãos, pode-se partir para uma segunda fase, focada na promoção da empresa ou profissional. Esse planejamento pode ser dividido em três grandes objetivos a serem alcançados em um médio prazo.

Vamos conhecer?

Captar novos clientes

Para captar novos clientes, é preciso investir no relacionamento com outros profissionais, trocando indicações e estabelecendo parcerias; na apresentação do trabalho em escolas, entidades e grupos relacionados ao público-alvo; na criação de um blog com artigos interessantes sobre a área de atuação; e, por fim, no marketing online, através de ações de Inbound Marketing.

Conquistar os clientes

O profissional e toda a equipe envolvida no atendimento precisam ser treinados para encantar os seus clientes. Isso é realizado, na prática, através de um ótimo atendimento. Lembrando que atendimento envolve cortesia, profissionalismo, habilidade na transmissão de informações, rápida resolução de problemas, entre outros fatores. Outra forma de encantar, que deve ser aliada ao atendimento, é o marketing digital. Hoje, estratégias online são grandes oportunidades de chamar a atenção para a sua marca, gerar expectativa e vontade e, por fim, converter essa curiosidade em vendas e negócios.

Estabelecer um relacionamento com os clientes

Esse ponto é muito importante: de nada adianta ter clientes novos, realizar um bom atendimento e, depois, esquecer deles. Existem diversas estratégias focadas no pós-venda e no relacionamento que trazem ótimos resultados, como envio de e-mail marketing; disponibilização de canais de sugestões e retornos sobre o serviço prestado; realização de promoções especiais para quem já é cliente ou para o cliente trazer outros clientes; além, é claro, de investimentos em geração de conteúdo (blogs e redes sociais, por exemplo).

Quem sabe não está na hora do marketing do seu consultório, clínica ou negócio deixar de ser uma ideia distante e transformar-se em realidade? Converse conosco!    
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