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Publicado em: 31 de agosto de 2015

Foto Descubra quais métricas usar nos relatórios de marketing digital

Descubra quais métricas usar nos relatórios de marketing digital

O monitoramento é um dos principais trabalhos do marketing digital. Através de relatórios com o acompanhamento do desempenho de seus posts, o relacionamento dos seus contatos com o seu site e o envolvimento do público com a sua marca é possível avaliar o trabalho e redirecionar as estratégias, sempre com o foco nas conversões (ou vendas).

Por isso, os relatórios devem apresentar as métricas mais importantes, divididas em métricas de negócio e métricas de marketing digital. O que são elas? As métricas de negócio mostram o impacto do trabalho do marketing digital nas vendas, com o número de oportunidades e vendas geradas, Retorno sobre Investimento (ROI), Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e ciclo de venda.

Já as métricas de marketing digital são mais aprofundadas e focam nas oportunidades, apresentando taxas de conversão e a eficácia dos canais de aquisição e das campanhas.

Contemplando essas métricas em seus relatórios você terá um bom mapa da situação do seu marketing digital. O passo seguinte é avaliar suas ações e adequar o que for necessário. Separamos abaixo alguns pontos importantes para observar nos relatórios:

Quais conteúdos convertem mais leads?

O conteúdo que traz conversões no seu site pode ser da sua home page, da página de informações sobre a sua empresa e da sua landing page, por exemplo. Nos relatórios de marketing digital é importante identificar isso para adequar o conteúdo ou pensar em estratégias e novos formatos para o site. Para as mídias sociais deve ser realizada a mesma avaliação.

Quais canais geram mais contatos?

Ao veicular uma campanha, é importante avaliar quantos contatos foram gerados e através de quais meios. Com essa informação você pode focar naquilo que está gerando mais resultados, potencializando suas vendas. Com ferramentas de Inbound Marketing, diversos recursos vão mostrar quais canais estão trazendo mais contatos. É uma maneira rápida e fácil para analisar a performance dos canais e do seu marketing digital.

Quais são os posts mais populares?

Os posts mais populares são aqueles que trazem mais tráfego para o seu site. No Facebook, são aqueles com maior alcance, curtidas e compartilhamentos, por exemplo. Esta métrica é importante, pois deve nortear a produção de conteúdo, sempre com o foco em uma maior conversão.

Que conversões são essas?

Quando um visitante entra no seu site, visualiza uma oferta de produto ou serviço e age em direção à compra ele está realizando uma conversão. Existem muitos tipos de conversões, que irão depender do seu objetivo, traçado no seu planejamento de marketing digital. Pode ser um pedido de orçamento, o download de um material educativo, a compra de um produto, entre outros.

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