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Publicado em: 2 de julho de 2015

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7 motivos pelos quais você não deve ignorar o novo consumidor

Nos últimos anos, grandes mudanças ocorreram no comportamento do consumidor, que se transformou no novo consumidor. Novas formas de pesquisar, comprar e avaliar produtos e serviços já viraram rotina e exigem uma outra postura das empresas. Aquelas que se mostrarem capazes de entender e trabalhar essas mudanças, com agilidade, sairão na frente.

Em 2013, foi divulgado o relatório global Energizing Global Growth: Understanding the Changing Consumer. O material é baseado em pesquisas online realizadas com 10 mil consumidores, 600 executivos e 3 mil corporações em 10 países nos cinco continentes. O principal destaque entre as mudanças comportamentais do consumidor é a alta taxa de adesão ao comércio eletrônico.

Por que você deve estar atento às mudanças?

1 – 73% dos consumidores entrevistados usam a internet para adquirir produtos ou serviços

2 – O uso de redes sociais como uma ferramenta no processo de compra está em crescimento

3 – Os consumidores consideram importante a capacidade de comprar o que querem e quando querem (68%)

4 – Personalizar o produto ou serviço exatamente como querem (63%) é um diferencial levado em conta

5 – 51% dos entrevistados leva em conta o impacto ambiental do produto ou do fabricante antes de comprar um produto

6 – Os consumidores brasileiros são os mais ligados em tecnologia

7 – Os brasileiros que verificam seus e-mails antes de dormir ou como primeira tarefa do dia aumentaram 81% e as pessoas que utilizam as mídias sociais para interagir aumentaram 71%

Estilo de vida: influência nas decisões de compra

É difícil encontrar um único perfil no novo consumidor. Isso porque cada um de nós é carregado de valores, estilos e gostos pessoais. E esse complexo conjunto que forma o que somos, o que escolhemos e o que consumimos é mutante e sofre influências dos ambientes, das referências e de outras pessoas, claro.

Apesar de todas as diferenças e diferenciações, existem muitos pontos em comum entre as pessoas. Esses interesses podem ser uma marca de carro, um modelo de roupa, um personagem, uma condição (tenho medo de dirigir, por exemplo), entre inúmeros outros fatores.

E o que isso tem a ver com vendas e negócios? É que entender o novo consumidor, antecipando as suas necessidades e oferecendo confiança é uma vantagem diante da concorrência, que resulta em aumento nas vendas e maior rentabilidade.

Precisamos lembrar que para uma empresa não é suficiente identificar apenas a idade, o gênero, a classe social. O ponto determinante é conhecer o estilo de vida do indivíduo. É importante saber se o cliente trabalha fora, se possui bicho de estimação, se cozinha em casa, se viaja muito. O grande desafio está em desenvolver produtos e serviços que atendam às expectativas de compra de um determinado target.

A personalização do marketing: clientes são únicos

Estabelecer uma relação personalizada com este novo consumidor, adequando da melhor forma possível os produtos e serviços às suas necessidades é uma tendência crescente em todas as áreas. Esta relação personalizada é o grande diferencial de muitas empresas. Sabe por que? Porque cada cliente é um cliente e deve ser tratado de forma única, de preferência de forma especial.

Para conhecer os clientes de forma aprofundada e investir com segurança na comunicação de uma empresa é preciso um trabalho especializado. Profissionais de marketing online são indicados para gerenciar campanhas que atendem aos diferentes públicos, com diferentes objetivos.

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