Blog

BLOG

____
17122015
4 erros comuns de quem está abrindo um negócio próprio
4 erros comuns de quem está abrindo um negócio próprio

No empreendedorismo, todos sabem, as chances de um negócio não dar certo são grandes. No Brasil, cerca de 30% das empresas não chegam ao segundo ano de vida. É claro que não existe uma receita pronta para fazer o negócio próprio dar certo. O importante é avaliar os riscos, planejar e ter disposição para enfrentar os desafios.

Pesquisar e se informar nunca serão atitudes supérfluas, invista nisso sempre. E lembre-se: é possível fugir de alguns dos erros mais comuns. Confira a nossa lista com os principais erros na hora de abrir um negócio próprio!

1 – Não apostar no network

É preciso acionar a sua rede de relacionamentos para ter mais chances de sucesso. Divulgue a sua empresa para todos os seus contatos (familiares, amigos, colegas, vizinhos, etc) e lembre-se de formar um novo banco de dados (com clientes novos, prospects, fornecedores, etc). Destes contatos podem nascer parcerias importantes, fortalecendo a sua marca e disseminando a sua proposta.

2 – Não fazer um plano de negócios

No negócio próprio, muitos fracassos ocorrem pela falta de um plano de negócios bem estruturado. Invista seu tempo nisso, pois é preciso saber o conceito do negócio; as vantagens em relação aos concorrentes; e informações completas de recursos humanos, tecnológicos, financeiros, entre outros. O plano de negócios é um material que ajuda o empreendedor a ter um foco, a se planejar, traçar metas e a se antecipar a desafios mercadológicos.

3 – Não entender o mercado onde vai atuar e o cliente

Mercado e público alvo são questões nevrálgicas para um negócio próprio. São pontos que precisam estar claríssimos para o empreendedor, ao custo de, caso contrário, significar perda de tempo e de dinheiro. Por isso, é preciso pesquisar a fundo sobre o mercado e a concorrência na sua área de atuação. Vale a pena fazer “cliente oculto”, reunir dados, analisar a clientela e seus hábitos de consumo. Isso ajuda a ter um foco no negócio e resulta em um melhor atendimento aos clientes.

4- Não acompanhar o mercado

O marcado muda a cada dia. Surgem novidades, modismos, adaptações… E você precisa acompanhar esse ritmo. O seu público consumidor pede! Isso quer dizer que o seu negócio próprio não pode parar no tempo, precisa estar sempre atualizado. Adapte o seu portfólio de produtos e serviços, invista em facilidades de pagamento e atendimento e cogite as vendas online e as entregas rápidas.

Empreender é um grande desafio! Para dar certo é bom contar com a ajuda de profissionais experientes. Conheça a Priory, uma agência que trabalha com marketing online e off-line e pode ajudar o se negócio próprio.

Banner_CTA_600x300px_passo_a_passo

CATEGORIAS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *