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Publicado em: 27 de agosto de 2015

Foto Entenda porque a jornada de compra é importante para o Inbound Marketing

Entenda porque a jornada de compra é importante para o Inbound Marketing

A jornada de compra ou buyer journey é o processo que o consumidor percorre até chegar ao fundo do funil de vendas e se tornar um cliente. Essa ideia de funil faz parte da estratégia de Inbound Marketing, que já foi comentada no nosso ebook Como vender mais com Inbound Marketing].

Um dos pontos principais do processo de jornada de compra são as buscas ou, exemplificando, os resultados do Google. É lá que a sua empresa precisa estar bem colocada para que seja encontrada. Em uma realidade de hoje, com consumidores pesquisando antes de comprar, é preciso considerar como fundamental este tipo de investimento. O que leva você ao topo das buscas? Um bom trabalho de marketing de conteúdo.

Para que os visitantes cheguem ao final do funil da jornada de compra, no estágio de realizar uma compra, eles passam pelas etapas que a compõem: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra. Confira abaixo:

Os quatro passos da jornada de compra
1 – Aprendizado e descoberta

Nesse estágio, o início do processo de jornada de compra, o consumidor está buscando informações sobre determinado assunto, sem saber que tem um problema ou necessidade. É um despertar do interesse para determinado tema. O papel das empresas, nesse ponto, é capturar a atenção com conteúdos amplos, que levem à reflexão.

2 – Reconhecimento do problema

Depois de se aprofundar um pouco mais no tema e perceber que tem um problema ou oportunidade, o cliente está aberto para receber mais informações. A empresa então deve explicar sobre o problema e mostrar que existem diversas formas de resolvê-lo. Com esse conteúdo em mente, o consumidor avança para a próxima etapa da jornada de compra.

3 – Consideração da solução

Após reconhecer que existe um problema, o consumidor já tem uma ideia de como resolvê-lo, afinal já passou por duas etapas e absorveu informações relevantes e oportunas. Nesse momento é importante que ele identifique a urgência da resolução e reconheça a sua empresa como ideal para ajudar nisso.

4 – Decisão de compra

Ao fim do processo de jornada de compra chega a hora de mostrar os seus diferenciais. O consumidor vai analisar as opções do mercado e tomar uma decisão. Ele está pronto para comprar: já identificou o problema, sabe que existem diversas formas de resolvê-lo e pesquisou sobre as soluções disponíveis. É a etapa ideal para oferecer promoções, testes gratuitos e vantagens de qualquer natureza.

Para ser a primeira escolha do novo consumidor sua empresa precisa compreender a importância da jornada de compra, elaborar conteúdos relevantes e acompanhar o cliente em cada estágio que ele percorrer. Isso inclui o pós-venda: manter esse cliente é um novo desafio. Você pode estimular novas compras e criar estratégias para manter um relacionamento duradouro.

Quer ajuda para trabalhar nisso? Entre em contato conosco! Temos uma equipe preparada para atingir os melhores resultados em marketing digital.
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