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16032015
7 estratégias para uma comunicação online eficiente
7 estratégias para uma comunicação online eficiente

Reunimos neste post algumas dicas para que sua empresa seja destaque na Internet. Confira!

1. Conheça o cliente

Conhecer a fundo o que vai falar é premissa básica da comunicação. Seja para produzir um texto para um meio impresso, audiovisual ou na internet, é necessário um trabalho de pesquisa. Primeiro, pesquisar e entender quem é o cliente. O que ele faz, que produtos ele oferta, onde ele atua, como se posiciona perante seu público e que estratégias foram feitas para atrair, reter e fidelizar seus clientes até hoje. 

2. Objetividade

Clareza da mensagem, sempre! E nas redes sociais, não há tempo (nem espaço) para um texto longo e que demora a mostrar a que veio. Prenda a atenção do seu público com a objetividade de um bom jornalista e com o talento de um bom escritor!

3. Valorize o design

Um bom trabalho de design, com valorização de tipografia, aliada a uma sólida construção de identidade visual da marca, é de extrema importância para comunicar com eficiência um conteúdo de qualidade – e não só nas redes sociais!

4. Institucional x bom humor

Ao iniciar o planejamento de comunicação do cliente nas redes sociais, é necessário definir a dosagem certa do conteúdo institucional x conteúdo com humor. A questão institucional é importante para o posicionamento da marca, mas com criatividade é possível apresentar aspectos e valores da empresa com bom humor.

5. Fora da caixa

Pensar livre das amarras convencionais, ou como diriam os americanos “Think outside the box”, é um exercício que devemos praticar diariamente. O professor Mario Persona faz uma releitura dessa expressão e diz: “quem está dentro da garrafa não consegue ler o rótulo”. Por isso é tão necessário quebrar paradigmas e estar aberto para o novo – não só na comunicação, mas na carreira e na vida também.

6. Crie experiências

Grande parte dos posts dos usuários das redes sociais fala sobre suas experiências de consumo. Um novo restaurante (onde ele fez check-in), um lugar que visitou em uma viagem, um vinho novo que consumiu, um esmalte novo que usou nas unhas. Todas estas são experiências que ele comprou. Por isso, as empresas devem despertar para o fato de que, em seus negócios, há produtos/serviços, mas há venda de experiências – e essas devem ser inesquecíveis.

7. No mundo real, faça o que promete na internet

Esta frase resume o comportamento que seu cliente espera de você. Se na rede social você passa a imagem de uma empresa séria, responsável e de credibilidade, você deve ser assim em um atendimento telefônico ou quando a recebe em sua empresa. Lembre-se que a propaganda boca a boca espalha-se rápido (e ganha uma força tremenda na internet) e faça o máximo que puder para que seu cliente seja satisfeito no mundo real e virtual.

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