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Publicado em: 20 de julho de 2015

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8 dúvidas mais comuns sobre Inbound Marketing

O Inbound Marketing, como toda novidade, gera curiosidade. Isso é muito bom! É positivo, pois dá a oportunidade de esclarecer o tema, explicar e tirar as dúvidas. Por isso, elaboramos uma lista com oito perguntas e respostas sobre esse novo modo de trabalhar com o marketing.

A ideia é apresentar essa metodologia de trabalho de forma simples, proporcionando um fácil entendimento e, principalmente, desmistificando alguns pontos importantes. Vamos lá?

1 – O que é, afinal, Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um novo formato de marketing que pretende atender às necessidades e desejos do cliente. A metodologia se baseia na geração e no compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, identificado previamente. A comunicação, assim, é conquistada através de técnicas próprias, formando um público qualificado e criando um relacionamento verdadeiro.

2 – Quais são os principais objetivos do Inbound Marketing?

Com certeza o principal objetivo é atrair a atenção das pessoas que são as mais prováveis de se tornarem consumidores da marca (leads). Com a estratégia do Inbound Marketing você atrai os visitantes certos, converte os leads qualificados e transforma esses leads em clientes. Além disso, o trabalho beneficia a exposição da marca, fortalecendo seus pontos fortes frente à concorrência, e também cria uma identidade para as empresas.

3 – Qual a diferença entre Inbound Marketing e marketing tradicional?

Inbound Marketing é toda forma de marketing que conquista o interesse das pessoas através daquilo que as marcas criam e divulgam, principalmente na internet. Ele é diferente da forma tradicional de marketing que conhecemos, que oferece produtos ou serviços com comerciais.Hoje o consumidor pode optar em não assistir os comerciais de televisão, por exemplo. Com essa personalização cada vez maior, o que o consumidor quer é conteúdo de qualidade, que seja útil em algum aspecto da sua vida, que o faça sorrir, sentir-se bem. Assim, o Inbound é uma porta aberta para o diálogo entre empresa e cliente.

4 – O Inbound Marketing atua somente em redes sociais e ranking do Google?

Na verdade, o Inbound Marketing abrange quase todas as áreas do marketing digital. Inicialmente existe um estudo de estratégias iniciais (personalizado para cada cliente), depois o planejamento de SEO, trabalho de mídias sociais, desenvolvimento de ações de e-mail marketing, criação de conteúdo, geração e nutrição de leads. É um trabalho realizado em conjunto, não isoladamente.

5 – Quanto custa comparado ao marketing tradicional?

Podemos afirmar que o Inbound Marketing custa 62% mais barato do que aquele que já conhecemos (anúncios, material impresso, comercial de televisão, entre outros).

6 – Como o Inbound Marketing é feito na prática?

Existem algumas estratégias neste novo tipo de marketing. O foco principal é produzir e compartilhar conteúdo relevante em posts de blogs, ebooks, podcasts, vídeos, e-mail marketing e mídias sociais, por exemplo. O trabalho de SEO também faz parte da estratégia, otimizando os resultados no Google.

7 – Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

O Inbound Marketing contribui muito para a construção e consolidação da marca. Além disso, identifica o público qualificado para converter vendas. Esse aspecto torna os objetivos mensuráveis e a incerteza de retorno, característica do marketing tradicional, deixa de existir. Com o Inbound Marketing as pessoas são levadas a se relacionar com as empresas, existe troca, sintonia e encantamento.

8 – Qual é a principal razão para adotar o Inbound Marketing?

As pessoas estão na internet cada vez mais e por um maior tempo. Navegando, buscam avaliações de produtos, visitam o site e a página da empresa e comparam com os concorrentes, antes mesmo de comprar. É por isso que o bom relacionamento construído com o visitante através do Inbound é tão importante. Tornando-se um fã da marca e acumulando experiências positivas, esse consumidor irá, de forma natural, promover a marca.

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